O Liverpool venceu o Flamengo por 1 a 0 na final do Mundial de Clubes e garantiu o título inédito da competição. O gol do título saiu apenas no primeiro tempo da prorrogação e foi marcado por um personagem conhecido do futebol catarinense: o atacante Roberto Firmino.
Continua depois da publicidade
No segundo tempo, Firmino já havia flertado com o gol ao acertar a trave do goleiro flamenguista Diego Alves. O gol que despejou um balde de água fria na empolgação da torcida do Flamengo, que viu o time carioca jogar de igual para igual com o Liverpool e criar muitas chances durante a partida, veio em um contra-ataque. Após lançamento não cortado pelo zagueiro Rodrigo Caio, Mané desceu em velocidade e rolou para Firmino, que dominou, tentou escapar do defensor rubro-negro e marcou o gol do time inglês.
— Foi um grande jogo, o Flamengo jogou de igual para igual com a gente. Eles vêm fazendo um ótimo trabalho com o Jorge Jesus. Mas eu tô muito feliz por ter ganhado o título mundial, era o que todos queriam — disse Firmino em coletiva após a partida.
Firmino, que hoje defende a Seleção Brasileira e o Liverpool, chegou ao Figueirense em 2009 e começou nas categorias de base do Alvinegro. Após se destacar no Figueira, Firmino foi negociado com o Hoffenheim, da Alemanha. Lá, permaneceu até a temporada 2014/2015.
Na temporada seguinte Roberto Firmino foi transferido para o Liverpool, onde foi campeão da Uefa Champions League na temporada 2018/2019.
Continua depois da publicidade
Partida foi marcada por equilíbrio
Nos 120 minutos de jogo, Flamengo e Liverpool fizeram um jogo aberto e de muito equilíbrio. No primeiro tempo, após sofrer uma pressão inicial do time inglês, o Flamengo conseguiu equilibrar as ações e levar perigo em diversas chegadas ao gol do goleiro Alisson.
Bruno Henrique, pelo lado esquerdo de ataque, novamente se destacou e incomodou a defesa do Liverpool, criando chances em tabelas com Gerson e em chutes cruzados. O Rubro-Negro chegou a ter 58% de posse de bola no primeiro tempo.
O segundo tempo começou com um susto. Logo no primeiro minuto, Firmino bateu da entrada da área e acertou a trave direita do goleiro do Flamengo, Diego Alves. A sorte parecia estar do lado rubro-negro.
Mas o Flamengo não demorou para reagir. Aos 8 minutos, Gabigol recebeu da entrada da área, girou e bateu cruzado, fazendo o goleiro Alisson se esticar todo para evitar o gol que abriria o placar.
Continua depois da publicidade
O Flamengo continuou levando perigo com trocas de passes que dominavam boa parte das ações do jogo. Em um dos lances, Gabigol deu uma bicicleta, mas Alisson caiu no canto esquerdo para defender.
Aos 40 minutos, nova chegada do Liverpool assustou os rubro-negros. Salah rola para Henderson, que bateu colocado de fora da área. Diego Alves de mão trocada foi buscar e fez uma linda defesa, evitando o gol do Liverpool.
Aos 45 minutos, quase no apagar das luzes, novo susto. Mané saiu livre em contra-ataque de frente para o gol e bateu para fora, mas sofreu contato de Rafinha. O árbitro marcou pênalti e os jogadores do Flamengo foram à loucura. Após consultar o VAR, assistente de vídeo, o juiz anulou a marcação e deu bola ao chão.
Na prorrogação, Firmino marca e garante título para os ingleses
Na prorrogação, o cansaço do Flamengo, que fazia o último jogo da temporada, enquanto os ingleses ainda estão na metade da temporada do calendário europeu, começou a falar mais alto e o domínio do Liverpool aumentou.
Continua depois da publicidade
Aos oito minutos, o Liverpool marcou o gol que esfriou os ânimos do Flamengo e garantiu o título. Henderson fez belo lançamento, Rodrigo Caio não alcançou e a bola sobrou para Mané, que desceu em velocidade e tocou para o brasileiro Firmino. O ex-atacante do Figueirense dominou, saiu do alcance de Rodrigo Caio e Diego Alves e chutou, marcando o gol do título do Liverpool.
Após o gol, o Flamengo ainda voltou a pressionar. Na segunda etapa da prorrogação, aos 2 minutos, Gabigol acertou a rede, mas pelo lado de fora. Já aos 14, no penúltimo minuto, em uma das melhores chances do jogo, Bruno Henrique rolou para a área para Lincoln. O jovem atacante rubro-negro, no entanto, desequilibrado, bateu mal, por cima do gol, desperdiçando a última chance do empate.
Foi a primeira vez que o Liverpool conquista um Mundial do Clubes. De quebra, os ingleses deram o troco da partida que marcou o único título mundial que o Flamengo que possui, conquistado em 1981, em Tóquio, justamente contra o Liverpool.
Acesse as últimas notícias do NSC Total