O Programa Mais Médicos registrou um recorde de 45.792 médicos cadastrados, segundo informou o Ministério da Saúde após o resultado das inscrições validadas do edital deste ano. Esse é o maior número de inscritos desde a criação do programa, em 2013. Desse total, 42.383 são brasileiros – o equivalente a 93% dos candidatos – e outros 3.309 médicos inscritos são estrangeiros com habilitação para exercer a medicina.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Ainda, do total geral de inscrições para o programa, 26.864 são mulheres – cerca de 58%. Além disso, 25.594 inscritos possuem registro profissional no Brasil e 16.789 são formados no exterior.
O edital prevê 3.174 vagas: 3.066 serão distribuídas entre 1.620 municípios e 108 destinadas a 26 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs), para fortalecer a assistência nas regiões remotas e de maior vulnerabilidade social.
Os interessados já escolheram seu local de atuação, e conforme as regras do edital, os médicos brasileiros registrados no Conselho Regional de Medicina (CRM) terão prioridade no preenchimento das vagas. As vagas não preenchidas por médicos com registro no país serão preenchidas por brasileiros formados no exterior ou estrangeiros, que continuarão atuando com Registro do Ministério da Saúde (RMS).
Continua depois da publicidade
O resultado preliminar da alocação será publicado no próximo dia 27 de maio, no site do programa.
Reforço na assistência à população
No dia 5 de maio, a pasta lançou edital para 3.064 vagas no Programa Mais Médicos. As vagas serão distribuídas entre 1.618 municípios e 26 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs), fortalecendo a atenção primária e garantindo atendimento em regiões remotas e de maior vulnerabilidade social.
O cronograma do edital prevê, no período de 2 a 10 de julho, o início das atividades dos médicos com registro no Brasil e brasileiros ou estrangeiros que já realizaram o Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv) – primeira atividade formativa do Programa, no qual os intercambistas passam por uma avaliação antes de ingressarem no Mais Médicos.
O Programa garante assistência a mais de 63 milhões de brasileiros em todo o país. Com a meta de alcançar 28 mil profissionais, atualmente conta com cerca de 24,9 mil médicos atuando em 4,2 mil municípios — o que representa 77% do território nacional. Dentre essas localidades, 1,7 mil apresentam altos índices de vulnerabilidade social.
Leia também
Mais de 100 vagas estão previstas em novo edital do Mais Médicos em SC; saiba onde
Saiba os seis hábitos para a longevidade, segundo a Medicina do Estilo de Vida