Com a interdição do Aeroporto Internacional Salgado filho, em função das enchentes em Porto Alegre, o Aeroporto de Jaguaruna teve um aumento de 74,9% no movimento de passageiros no mês de maio, em comparação ao mês de abril. O terminal no Sul de Santa Catarina recebeu voos da malha emergencial anunciada pelo Ministério de Portos e Aeroportos.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

Neste período foram 14.740 passageiros atendidos pelas duas empresas aéreas que operam em Jaguaruna. A Latam, além do voo diário regular, teve 18 voos extras, nas aeronaves A319 (com capacidade para 142 passageiros) e A320 (174 passageiros). Com o aumento da oferta de assentos, a empresa teve uma ocupação média de 68,4% e aumento de 90,7% no número de passageiros.

Já a Azul teve 10 voos com uma aeronave A320, substituindo o ATR-72, que é usado regularmente e tem uma capacidade entre 68 e 72 passageiros. A empresa teve uma ocupação média de 63% e aumento de 26,5% no número de passageiros atendidos durante maio.

Para o mês de junho não há previsão de voos extras no Aeroporto de Jaguaruna. O local foi o mais impactado com a malha aérea emergencial, já que é o mais próximo territorialmente do Rio Grande do Sul. 

Continua depois da publicidade

Impacto em Florianópolis

Além do aeroporto de Jaguaruna, o de Florianópolis também recebeu voos da malha emergencial. Segundo a Floripa Airport, o movimento de passageiros no mês de maio foi 17% superior ao esperado para o período no terminal da Capital.

As empresas Latam, Azul e Gol anunciaram a operação de 78 voos extras durante o mês de maio. O aeroporto tem a previsão de que novos voos extras deverão ocorrer durante o mês de junho.

Veja como ficou o aeroporto de Porto Alegre com as enchentes

Continua depois da publicidade

Leia também

TAP pede à Anac para operar voo entre Florianópolis e Lisboa a partir de setembro

O que se sabe sobre a queda de avião com duas mortes em SC