Tem se tornado cada vez mais comum encontrar pessoas que buscam no mercado de trabalho espaços que ofereçam algo além do retorno de renda. Empresas que sejam capazes de despertar e compartilhar do mesmo propósito e façam a diferença, tanto para o setor, como para a sociedade. Fundada nesse princípio, a AMcom tem como principal objetivo conectar as pessoas à tecnologia para transformar vidas. E para tornar isso real, a companhia conta com a colaboração de toda a equipe, também denominada como makers, afinal, para colocar esse propósito em prática, é essencial que ele faça sentido para àqueles que, em tradução literal, são os responsáveis por “fazer acontecer”: os colaboradores.

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A empresa nasceu em Blumenau/SC no ano de 1997, com uma parceria entre dois amigos de profissão, apaixonados por tecnologia e inovação. E para compor esse time, buscaram no mercado de trabalho alguém que atuasse no setor de vendas e que, alinhado aos mesmos propósitos e valores da empresa, pudesse agregar ainda mais à companhia. Foi dessa forma que a atual CEO, Andréia Rengel, passou a integrar a equipe em 2007, propagando ainda mais a cultura de pertencimento na AMcom. Afinal, encontrar pessoas que abracem e se sintam acolhidas é um dos pilares de sustentação da companhia. Gesto que neste ano, resultou em um grande reconhecimento: a conquista da certificação Great Place to Work.

Avaliada como uma das melhores empresas para se trabalhar em Santa Catarina pela GPTW, entidade global referência em análise de clima, cultura e gestão, a AMcom se consagra como referência no setor. Ocupando a 21ª posição na categoria médio porte (que possui entre 100 a 999 colaboradores), a conquista é reflexo de uma gestão que respeita a individualidade, promove uma comunicação direta e transparente e se preocupa com o bem-estar das pessoas, principalmente em um cenário tão atípico como o atual.

— Em um ano desafiador e diferente, como foi 2020, receber esse reconhecimento das nossas pessoas é uma grande conquista! Esse era um grande sonho […], e conseguir transformar esse sonho em realidade foi muito especial. Foi a primeira vez que participamos da pesquisa e tivemos um resultado muito positivo, o que com certeza aumenta nossa responsabilidade para os próximos anos — avalia Andréia Rengel, CEO da AMcom.

Para a classificação, a GPTW avaliou um questionário quantitativo respondido pelos colaboradores que contempla cinco eixos: credibilidade, respeito, orgulho, camaradagem e imparcialidade. Os dados qualitativos respondidos sobre as práticas culturais também foram importantes para que a AMcom fosse uma das escolhidas, e que podem ser visualizadas através dos princípios que guiam a empresa, pautada em cinco valores principais:

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• “Fazer acontecer”: de forma prática e ágil, entregando com qualidade as melhores soluções aos clientes;

• Abertura e respeito: a empresa promove a liberdade para questionar e valoriza novas ideias, respeitando diferentes opiniões;

• Paixão por inovar: a AMcom é movida por desafios e busca continuamente por soluções inovadoras, pensando além e quebrando paradigmas;

• Atenção aos detalhes: o cuidado naquilo que é feito na empresa, é refletido nos resultados e notado pelos clientes e pelas pessoas do time;

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• Valorização das pessoas: todas as ações realizadas pela empresa são pensadas considerando as individualidades e promovendo o orgulho de cada um em fazer parte do time.

Palavra-chave: transformação

Ter os valores definidos permite que a empresa se desenvolva em um caminho de ascensão progressiva e constante, com foco determinado, facilitando as ações de quem colabora com as atividades e entrega resultados. O profissional de tecnologia e programação, Luiz Barni, sempre buscou fazer a diferença e encontrou a chance de, através do trabalho no desenvolvimento de software, transformou esse sonho em realidade. Com feedbacks positivos de outros amigos que já atuavam na AMcom, iniciou o processo seletivo e hoje faz parte dos 350 colaboradores da empresa.

— Eu sempre quis usar a tecnologia para fazer a diferença, sabe? Esse sempre foi meu objetivo […] é isso que me traz satisfação e isso que me faz querer continuar. E eu fiquei maravilhado quando vi que uma das visões da AMcom é ajudar as pessoas, é mudar as coisas, é melhorar, e isso me deixou muito surpreso e empolgado — complementa Luiz.

Liberdade e autonomia como forma de valorização

Com a proposta de ser um espaço de confiança e bom relacionamento, a AMcom desenvolve ações para fortalecimento das relações entre gestores e colaboradores. Esse ambiente é desenvolvido baseando-se em nove grupos de ações: Inspirar, Falar, Escutar, Agradecer, Desenvolver, Cuidar, Contratar e Receber, Celebrar e Compartilhar.

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De acordo com cada grupo, existem ações específicas que beneficiam e estimulam o colaborador a se desafiar. No “Receber”, por exemplo, o novo colaborador começa a sua jornada recebendo o kit maker, com todos os materiais necessários para seu início, além de um bate papo com a CEO, onde ela reforça os valores e cultura da empresa. No “Desenvolver”, são oferecidas as capacitações internas e externas, além do PDI – Plano de Desenvolvimento Individual.

— Atualmente entende-se que cada profissional precisa assumir o protagonismo da sua carreira e definir o que deseja atingir em termos profissionais, independente da empresa em que esteja. Aqui na AMcom, acreditamos muito nisso e estimulamos os nossos profissionais a criarem o seu próprio plano de carreira, individualizado e de acordo com as próprias expectativas, que diferem de pessoa para pessoa — enfatiza Andréia.

Confira mais sobre os programas desenvolvidos pela AMcom, uma das melhores para se trabalhar em SC:

AMinsights:

São pílulas desenvolvidas pelos próprios makers, onde são divulgadas e debatidas novidades tecnológicas, ações de bem-estar, desenvolvimento pessoal e profissional, entre outros.

Guildas:

Eventos organizados por um grupo de seis makers que compartilham do propósito do programa, que é a disseminação do conhecimento e experiências chaves para o sucesso. São realizados encontros, dinâmicas e oficinas. Devido aos bons retornos, o evento passou a ser aberto para a comunidade participar de forma gratuita.

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ConecTI:

É um espaço com mais de 100 cursos de conhecimento e capacitação disponibilizados dentro da AMcom. A empresa acredita que por meio da educação corporativa é possível que o conhecimento seja um agente estimulador do desenvolvimento e versatilidade dos times.

AMgame

Tem como foco a geração de conteúdos e geração de negócios. Cada colaborador pode desenvolver conteúdos para a AMcom, seja internamente ou também para ser publicado externamente e ganhar pontos de acordo com o conteúdo desenvolvido.

Acesse o canal Great Place to Work e veja mais sobre o que faz de uma empresa um bom lugar para trabalhar.