Gestores, educadores e representantes dos municípios da região serrana de Santa Catarina se reuniram para discutir estratégias que colaborem para a melhoria da qualidade da educação pública, em especial referente ao fortalecimento dos indicadores educacionais na Serra catarinense

Continua depois da publicidade

O encontro ocorreu na terça-feira (26), em Lages, durante o Pacto pela Aceleração do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da Serra Catarinense. O índice é um indicador criado pelo governo federal para medir a qualidade do ensino nas escolas públicas.

Idealizado pela Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria Municipal da Educação, o ato de assinatura contou com a presença de prefeitos e secretários de Educação dos municípios que integram a Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures), além de outras autoridades. 

O Pacto tem como objetivo a união de esforços regionais em prol da aprendizagem, do avanço dos resultados educacionais e da garantia de uma educação pública de qualidade, equitativa e comprometida com a transformação social.

A prefeita de Lages, Carmen Zanotto, destacou o compromisso assumido de forma conjunta pelos gestores municipais:

Continua depois da publicidade

— Os 18 prefeitos da Amures assinam um compromisso conjunto, com todos os secretários, professores, colaboradores e estudantes, para avançarmos na construção de uma região mais justa. Mais do que avançar em um indicador, temos o compromisso de dar aos nossos estudantes da rede pública as mesmas condições de aprendizado que as crianças da rede privada possuem. Só assim estaremos fazendo políticas públicas com justiça. 

O secretário municipal da Educação, professor Cristian de Oliveira, reforçou a importância da valorização da educação como ferramenta de transformação social, com atenção especial à primeira infância:

— Não se pode falar em avançar em índices educacionais sem mencionar o respeito à primeira infância. Este é o período mais importante no processo de ensino-aprendizagem.

O que é o Ideb 

Criado em 2007, o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) combina o fluxo escolar, medido pela taxa de aprovação no Censo Escolar, com o desempenho em avaliações nacionais de português e matemática, como o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). 

Continua depois da publicidade

O indicador é utilizado como referência para que escolas e redes de ensino definam metas e ações de melhoria contínua da aprendizagem. Em Lages, por exemplo, na última edição a cidade ficou abaixo da média nacional, que é de 6,0.

Leia também

Pesquisa em Lages trabalha na produção de mudas frutíferas livres de vírus