Após realizar exames em São Paulo, a presidente Dilma Rousseff descobriu estar com um foco de pneumonia no pulmão esquerdo. A doença foi diagnosticada na quinta-feira, quando ela começou a tomar antibióticos e confirmada hoje por outros exames realizados no Hospital Sírio-Libanês.

Continua depois da publicidade

Dilma deverá tomar o medicamento por mais 10 dias. As informações são do médico da presidente, Roberto Kalil Filho. Durante uma rápida entrevista coletiva, hoje, o médico disse que a presidente apresentava um “estado gripal há 10 dias”.

A doença da presidente foi diagnosticada por raio-x na quinta-feira. Por isso, Kalil Filho resolveu antecipar a consulta com a presidente, que estava prevista para a próxima sexta-feira. Dilma foi submetida a um exame de sangue e a uma tomografia, que confirmaram a doença.

– Ela é uma pessoa saudável – disse o médico, que conferiu à presidente um dia de repouso.

Kalil Filho acrescentou que ela foi para um hotel e que amanhã estará de volta a Brasília e já deverá trabalhar.

Continua depois da publicidade

Nesta noite, em entrevista à Rádio Gaúcha, o governador Tarso Genro disse que o médico Roberto Kalil Filho passou tranqüilidade nas informações sobre o estado de saúde de Dilma.

– Ele disse que se tratava de um pneumonia e que Dilma estava há mais de uma semana com uma forte gripe. Ela volta para Brasília amanhã, fica hoje em São Paulo e vai continuar com a mesma medicação que estava nesta semana – afirmou Tarso.

A assessoria de imprensa do Palácio do Planalto tentou despistar a viagem da presidente a São Paulo para realizar exames. Na sexta-feira, a presidente cancelou sua participação no Fórum Econômico Mundial no Rio de Janeiro.