A Confederação Brasileira de Basquete (CBB) anunciou nesta quinta-feira (12) o adiamento do novo Campeonato Brasileiro Adulto, que conta com quatro catarinenses: Blackstar, Blumenau, Brusque e Joinville. A decisão foi tomada como precaução por causa do coronavírus e com base na orientação da Federação Internacional de Basquete (Fiba).
Continua depois da publicidade
Em nota, a CBB afirmou que "por ser preocupar com o bem-estar e a saúde de atletas, comissões técnicas, profissionais da área e torcedores (…), anuncia o adiamento do início do Campeonato Brasileiro Adulto profissional para evitar colocar a saúde de todos em risco após o surto do COVID-19".
O torneio nacional teria início neste domingo, às 18 horas, com a partida entre Cerrado Basquete e Basquete Anapolino, em Brasília. O primeiro catarinense a estreiar seria o Blackstar contra o Campo Mourão (PR) na quarta-feira, em Joinville. O Basquete Joinville entraria em quadra contra os paranaenses no dia 20. No mesmo dia, o Blumenau estrearia contra o São José dos Pinhais e o Brusque enfrentaria o Ponta Grossa, ambos fora de casa.
Ainda não há uma nova data para o início do campeonato. A Confederação Brasileira informou que vai monitorar junto às entidades nacionais de saúde as informações sobre o avanço do vírus e o controle dentro do Brasil para depois anunciar ao público as novas datas do começo do torneio, que tem término previsto para julho com o Final Four.
Além disso, a CBB comunicou o adiamento das próximas etapas dos Campeonatos Brasileiros Interclubes de Base, em que jovens do sub-12 ao sub-23 atuariam nas próximas semanas.
Continua depois da publicidade
A Confederação Brasileira de Basketball também orientou as federações estaduais, ligas profissionais chanceladas, Liga Nacional de Basquete (LNB) e Liga de Basquete Feminino (LBF) a seguirem as orientações da Federação Internacional de Basquete, suspendendo suas partidas até que seja seguro retornar às atividades.