Uma toninha foi encontrada na praia de Ubatuba, em São Francisco do Sul, na manhã desta segunda-feira (15). Avistado por moradores do Litoral Norte catarinense, o animal encalhou com sinais de afogamento por ter se enroscado em uma rede de pesca. Apesar dos ferimentos, a toninha foi resgatada com vida.
Continua depois da publicidade
Pessoas que estavam na região acionaram o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) por volta das 8h. Este foi o primeiro resgate de uma toninha (Pontoporia blainvillei) viva, em 2025, no trecho de responsabilidade da Universidade da Região de Joinville (Univille).
Veja fotos do resgate da toninha
De acordo com o PMP-BS, a toninha é uma fêmea juvenil de 98 centímetros de comprimento e 10,79 quilos. Assim que a equipe chegou ao local, foi montada uma estrutura com piscina improvisada com água do mar para iniciar os atendimentos ao animal.
Os profissionais iniciaram os procedimentos de estabilização da toninha, verificando os batimentos cardíacos e frequência respiratória. A médica veterinária do PMP-BS Cinthia Candioto precisou medicá-la ainda na faixa de areia.
Quase três horas depois, por volta das 10h40min, o animal foi levado até a base da Unidade de Estabilização de Animais Marinhos da Univille, localizada no Iperoba em São Francisco do Sul. O transporte contou com uma maca específica com água salgada para manter a toninha hidratada durante o caminho. A Polícia Militar Rodoviária de Santa Catarina (PMRv) escoltou todo o trajeto.
Continua depois da publicidade
Na unidade, a toninha foi colocada em uma piscina de água salgada para seguir com o acompanhamento veterinário. A equipe constatou que ela chegou desidratada e agora exames adicionais, como hemograma completo e ultrassom, serão realizados para avaliar melhor o seu estado de saúde.
A operação também contou com o apoio logístico e de profissionais do Projeto Toninhas do Brasil.
Veja momento do resgate
Leia também
Maior festival do mundo: companhia de Joinville apresenta teatro de marionetes na França; FOTOS
Além das áreas de escape: reforma de rodovia em SC continua nos planos, com revisão de projeto
Alvo de fraudes, doações pela fatura da Celesc ajudam mais de 500 instituições em SC










