A semana começou com mais um dia de calor intenso em Santa Catarina. Ao menos quatro cidades catarinenses registraram temperaturas próximas dos 40°C entre o meio dia e às 18h desta segunda-feira (10), segundo a Defesa Civil Estadual.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
O órgão já considera que o Estado vive a influência de uma onda de calor, fenômeno que foi alertado há alguns dias pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A onda de calor deve se estender até quarta-feira (12), o que traz riscos à saúde e exige cuidados redobrados.
Calor castigou Sul e Oeste de SC nesta segunda
Nos próximos dias, são esperadas temperaturas acima dos 30°C em boa parte do Estado, sendo que os maiores registros devem ocorrer no Grande Oeste e no Litoral Sul, onde os termômetros podem chegar a 40°C.
Continua depois da publicidade
Nesta segunda, as máximas chegaram a 38°C no Extremo Oeste e atingiram 35°C no Sul. A previsão para terça-feira (11) é que o calor se intensifique, em especial no Sul, que podem também ter termômetros marcando perto dos 40°C.
Veja as maiores temperaturas nesta segunda-feira
- Pinheiro Preto: 38.5°C
- Itapiranga: 37.4°C
- Caibi: 37.4°C
- Ouro: 36.9°C
- Piratuba: 36.5°C
- Urussanga: 36.0°C
- Maravilha: 35.7°C
- Zortéa: 35.6°C
- Criciúma: 35.2°C
- Lontras: 35.0°C
- Águas Mornas: 35.0°C
- São João do Itaperiú: 34.6°C
- Videira: 34.6°C
- Schroeder: 34.6°C
- Meleiro: 34.6°C
- Nova Veneza: 34.5°C
- Xanxerê: 34.4°C
- Chapecó: 34.3°C
- Santo Amaro da Imperatriz: 34.2°C
- Caçador: 34.2°C
- Média: 35.5°C
Com o aumento rápido das temperaturas ao longo do dia, há risco de desidratação, insolação e agravamento de doenças cardiorrespiratórias.
O meteorologista chefe da Proteção e Defesa Civil, Felipe Theodorovitz, explica que a onda de calor acontece por conta de um bloqueio atmosférico, que impede a entrada de frentes frias e mantém o tempo seco.
Continua depois da publicidade
— Esse bloqueio faz com que o ar quente fique represado sobre Santa Catarina, elevando as temperaturas de forma intensa e prolongada. O calor será mais forte no Oeste e no Litoral Sul, mas todas as regiões sentirão o impacto — explica.
Recomendações da Defesa Civil para a onda de calor
Nos dias de calor intenso, o risco fica de baixo a moderado para agravamento de doenças cardiorrespiratórias, desidratação e desconforto térmico. As recomendações da Defesa Civil são:
- Evite exposição nas horas mais quentes do dia e mantenha-se hidratado;
- Redobre cuidados com crianças, idosos e animais de estimação.
Leia também
Infográfico: Domo de calor: sob temperaturas escaldantes
Sob onda de calor, SC se prepara para dias “tórridos” nesta semana; veja os mais quentes




