Você já deve ter percebido que a alimentação tem impacto direto na disposição diária. As escolhas feitas ao longo do dia influenciam a forma como o corpo produz energia e lidamos com a sensação de cansaço.
Continua depois da publicidade
Médicos explicam que fibras, carboidratos complexos e proteínas, quando consumidos de maneira equilibrada, ajudam o organismo a liberar energia de forma constante.
Esse processo impede quedas súbitas de energia, que costumam ocorrer após o consumo de alimentos muito açucarados.
Hábitos alimentares que mantêm a energia ativa
No caso das proteínas, geralmente obtidas em alimentos de origem animal, a nutricionista Ana Cristina Gutiérrez, da Herbalife, recomenda uma ingestão diária próxima de 1,2 grama por quilo de peso.
Continua depois da publicidade
Isso é, para alguém com 70 quilos, seriam necessários cerca de 84 gramas por dia.
“Esses aminoácidos participam do metabolismo energético e de vias metabólicas importantes. Portanto, a deficiência de proteínas na dieta pode levar à redução de eficiência energética, causando a sensação de fraqueza ou fadiga que não melhora com repouso”, explicou, em entrevista ao Metrópoles.
Segundo a Organização Mundial da Saúde é necessário comer cerca de 30 gramas de fibras por dia, obtidas especialmente em frutas e vegetais.
A entidade orienta também que os carboidratos complexos componham metade das calorias diárias, presentes em grãos integrais, leguminosas e frutas.
Continua depois da publicidade
Sugestões de refeições que ajudam no dia a dia
Apesar dessas diretrizes, especialistas reforçam que uma dieta equilibrada deve considerar as necessidades individuais. Por isso, recomenda-se buscar orientação profissional para ajustar quantidades e combinações.
A nutricionista Gisele Pavin, da Nestlé, explicou ao Metrópoles que “o ideal é montar refeições equilibradas, que combinem carboidratos e proteínas, e incluir fontes de vitaminas e minerais”.
Um cardápio simples que ajuda a afastar o cansaço pode incluir café da manhã com aveia, frutas e iogurte natural.
Continua depois da publicidade
No almoço, uma porção de salada com arroz integral e frango grelhado mantém o ritmo do corpo. À noite, uma sopa de legumes com proteína vegetal oferece leveza e nutrição.
Quando investigar a origem do cansaço
De acordo com a Clínica Habib, o cansaço que persiste mesmo com sono adequado e boa alimentação precisa ser investigado.
O alerta é maior quando surgem sinais como falta de ar, palpitações, queda de cabelo ou unhas frágeis.
Continua depois da publicidade
Segundo a instituição, as causas mais frequentes desses sintomas incluem anemia, apneia do sono, alterações hormonais, estresse prolongado e até doenças cardiovasculares.
Por Vitoria Estrela
Você pode gostar também de ver esqueça o home office: conheça o microshifting, a nova aposta do mercado e nem Boomer, nem X: quem são os “Nold”, o grupo que se recusa a envelhecer.
