nsc
dc

Segurança pública

Comandante dos Bombeiros assume Colegiado de Segurança de SC

Coronel Charles Alexandre Vieira tomou posse nesta segunda (4)

05/01/2021 - 08h17

Compartilhe

Por Guilherme Simon
O coronel Charles Alexandre Vieira
O coronel Charles Alexandre Vieira
(Foto: )

O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Charles Alexandre Vieira, tomou posse nesta segunda-feira (4) como novo presidente do Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial de Santa Catarina. Nesta terça-feira (5), ele falou sobre os desafios para a segurança em entrevista ao Bom Dia Santa Catarina, da NSC TV. Vieira substitui Paulo Koerich, delegado-geral da Polícia Civil, que presidiu o colegiado em 2020.

> Recesso do judiciário impede mudança nas restrições em Santa Catarina

Durante a entrevista à NSC TV, o novo presidente do Colegiado disse que a prioridade ao longo de 2021 será investir no efetivo e na estrutura para as operações. Vieira afirmou que cada uma das forças de segurança tem conversado individualmente com o governador Carlos Moisés da Silva (PSL) visando o chamamento de aprovados em concursos.

— Estamos trabalhando muito forte na recomposição do nosso efetivo, e na troca também dessas viaturas que são mais antigas (...). Temos aí caminhões com mais de 15 anos de uso, viaturas e ambulâncias com mais de cinco anos de uso, que não têm mais condições de estar rodando. Então estamos fazendo um planejamento com o governo do Estado para a troca de todo esse aparato operacional — declarou.

Sobre o trabalho dos órgãos de segurança em meio à pandemia de Covid-19, o novo presidente do Colegiado de Segurança disse que o apoio à fiscalização das regras sanitárias continuará ocorrendo, mas dentro das possibilidades.

— Nós nunca deixamos de fazer vistorias em locais com aglomeração, em locais que estão descumprindo os decretos. O que acontece é que nós temos as nossas funções constitucionais também, que não podem deixar de ser feitas. Nós estamos numa época do ano (...) em que as praias estão lotadas, até porque é permitido, e temos o serviço de guarda-vidas nas praias que precisa ser tocado. Então, muitas vezes acaba ficando num segundo plano a vistoria nesses locais de aglomeração — comentou.

> SC tem risco de aumento de casos e mortes por Covid-19 e falta de leitos após aglomerações de fim de ano

Natural de Florianópolis, o coronel Vieira atua há mais de 30 anos no Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. Além de assumir a presidência do Colegiado, o comandante-geral continua à frente do Corpo de Bombeiros, função que exerce desde junho de 2019.

Desde 2019, o colegiado formado pelos chefes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Instituto Geral de Perícias (IGP) é responsável por gerir a Secretaria de Estado da Segurança Pública. Eles se revezam na presidência do Colegiado a cada ano.

> Mais de 2 mil policiais civis foram afastados por coronavírus em SC desde início da pandemia

Em 2019 e 2020, os presidentes foram o então comandante-geral da PMSC, coronel Araújo Gomes, e o delegado-geral Paulo Koerich, respectivamente. Em 2022, assumirá o perito-geral do IGP. A criação do Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial foi uma das alterações do governador Carlos Moisés na reforma administrativa realizada em 2019.

Colunistas