A Guarda Municipal de Florianópolis (GMF) intensificou em 2025 as ações da Blitz do Sossego, operação voltada à fiscalização de motocicletas com escapamentos irregulares e excesso de ruído. A iniciativa, realizada periodicamente em diferentes regiões da cidade, busca garantir o cumprimento da legislação de trânsito, além de proteger o sossego e o bem-estar da população, especialmente de pessoas idosas, autistas e outros grupos sensíveis ao barulho.
Continua depois da publicidade
Entre janeiro e o início de outubro, foram realizadas 22 edições da Blitz do Sossego, com cerca de 700 veículos abordados em bairros do norte e sul da Ilha, no continente e na região central. Durante as operações, os agentes verificam irregularidades em documentos, presença de equipamentos obrigatórios e nas condições gerais das motocicletas.
Resultados das operações
As ações têm resultado em diversas remoções de veículos e encaminhamentos à delegacia por irregularidades administrativas e criminais.
Ao longo de 2025, foram registradas diversas remoções de veículos em Florianópolis. Entre as principais infrações, destacam-se 23 casos de condução sem CNH e 18 por falta de licença do veículo. Foram encontrados, ainda, 9 condutores com CNH vencida e 9 motocicletas com descarga livre (escapamento modificado) e 2 por mau estado de conservação. Além disso, houve encaminhamentos à delegacia, com o cumprimento de 2 mandados de prisão e 1 flagrante por tráfico de drogas. As ações ocorreram em diferentes regiões da cidade, totalizando 12 edições no Centro, 6 no Continente, 3 no Norte da Ilha e 1 no Sul da Ilha.
Bem-estar coletivo e cidadania
Mais do que uma medida punitiva, a Blitz do Sossego tem caráter educativo e preventivo, reforçando a importância do respeito às normas de convivência urbana. O excesso de ruído, especialmente o causado por motocicletas com escapamentos adulterados, é uma das principais fontes de poluição sonora em áreas urbanas e pode causar estresse, distúrbios do sono e prejuízos à saúde auditiva.
Continua depois da publicidade
Fique por dentro das ações realizadas na capital através do canal Florianópolis, uma cidade para todos no NSC Total.
Conforme Lei nº 10.199, a Prefeitura informa que a produção deste conteúdo não teve custo e sua veiculação custou em média R$ 2.550,00.

