O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) colocou três estados em alerta vermelho de grande perigo para acumulado de chuva, 16 estados em perigo de chuvas intensas e quatro em alerta laranja para ventos costeiros. Além disso, há nove estados em alerta amarelo de baixa umidade.
Continua depois da publicidade
Segundo o Inmet, o alerta vermelho é válido para Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo entre esta terça (16) e quarta-feira (17). Há chance de chuva acima de 100 milímetros por dia, risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios e grandes deslizamentos de encostas.
O alerta laranja de perigo para chuvas intensas também é válido entre esta terça e quarta-feira, sendo válido para 16 estados. A previsão indica chuva de 100 milímetros por dia, ventos intensos de até 100 km/h, risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Outros cinco estados estão em alerta para ventos costeiros e vendaval. Há chances de ventos variando entre 40 km/h e 60 km/h, com baixo risco de queda de galhos de árvores.
Já o aviso de baixa umidade, válido para nove estados, indica umidade relativa do ar variando entre 30% e 20%. O risco é baixo para incêndios florestais e problemas de saúde.
Continua depois da publicidade
O que recomenda a Defesa Civil
Veja os estados com alerta em vigor, segundo o Inmet
Alerta vermelho de chuva
- São Paulo
- Rio de Janeiro
- Minas Gerais
Alerta laranja de chuvas
- Acre
- Amazonas
- Distrito Federal
- Minas Gerais
- Paraná
- Rio de Janeiro
- Rondônia
- São Paulo
- Espírito Santo
- Mato Grosso
- Pará
- Roraima
- Goiás
- Mato Grosso do Sul
- Santa Catarina
- Tocantins
Alerta para ventos costeiros
- Rio Grande do Sul
- Santa Catarina
- São Paulo
- Paraná
Alerta de baixa umidade
- Maranhão
- Alagoas
- Bahia
- Pernambuco
- Rio Grande do Norte
- Sergipe
- Ceará
- Paraíba
- Piauí
Continua depois da publicidade






