A semana será marcada por tempo encoberto, chuva persistente e temperaturas mais baixas em Santa Catarina. Segundo alerta da Defesa Civil estadual nesta terça-feira (7), a atuação de áreas de baixa pressão e uma frente fria semi-estacionária mantém o tempo instável até a próxima sexta-feira (10), principalmente entre o Norte e Nordeste do Estado.

Continua depois da publicidade

A chuva deve ocorrer de forma contínua, entre fraca e moderada intensidade, com risco baixo a moderado para alagamentos e enxurradas pontuais.

Entre quarta (8) e quinta-feira (9), a instabilidade ganha força e se concentra nas regiões de divisa com o Paraná, afetando o Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte. Nessas áreas, as temperaturas permanecem baixas, variando entre 15°C e 20°C, com valores menores nas regiões serranas.

Chuvas causam estragos em SC

O período entre o final de setembro e início de outubro foi marcado por fortes chuvas em Santa Catarina. No último sábado (4), 1.850 unidades consumidoras ficaram sem luz, de acordo com o painel da Celesc. A maioria das interrupções ocorreu em São José, na Grande Florianópolis.

No dia 29 de setembro, cidades do Oeste catarinense também registraram fortes chuvas. Em cidades como Águas de Chapecó, Xanxerê e Concórdia, residências foram destelhadas e ruas ficaram alagadas.

Continua depois da publicidade

Veja fotos dos temporais no Oeste de SC

Recomendações da Defesa Civil

A Defesa Civil recomenda que a população evite áreas de risco e redobre a atenção durante os períodos de chuva intensa:

  • Durante temporais, busque locais abrigados, longe de janelas e objetos que possam ser arremessados;
  • Não atravesse ruas alagadas nem passe por pontes ou pontilhões submersos;
  • Em caso de ventos fortes, evite transitar ou se abrigar próximo a árvores, placas, muros e postes de energia.

A Defesa Civil reforça que os avisos meteorológicos são atualizados diariamente e podem ser acompanhados pelo site oficial e pelos canais de alerta do órgão. Em caso de emergências, entre em contato pelo 199 (Defesa Civil) ou 193 (Bombeiros).

Continua depois da publicidade

*Sob supervisão de Luana Amorim

Leia também

Queda brusca nas temperaturas nesta terça-feira deixa SC em alerta laranja de perigo

Mar “engole” praia, e derruba postes e muros em bairro famoso de Florianópolis