Um combo de alertas laranjas e amarelos emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) deixa o Brasil em atenção a partir deste domingo (9). Ventos costeiros, tempestades, chuvas intensas, baixa umidade e até declínio acentuado de temperatura estão previstos para atingir da região Norte do país até Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
Um dos alertas está relacionado ao perigo potencial de chuvas intensas, e engloba todo o estado do Acre, grande parte do Amazonas; Rondônia; Mato Grosso; parte do Pará, Maranhão, Piauí e Bahia; Tocantins; Goiânia; Distrito Federal; Belo Horizonte; Espírito Santo; São Paulo e o Noroeste do Rio de Janeiro. Segundo o Inmet, esses estados podem ter até 50 milímetros de chuva até as 21h, com ventos de 60 km/h. O risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas é baixo.
Já para parte do Tocantins, Maranhão, Pará, Piauí e Bahia, o risco é mais alto, com um alerta laranja em vigor até 23h59min. Os volumes de chuva variam entre 50 e 100 milímetros, enquanto os ventos também podem alcançar a velocidade de 100 km/h.
No Leste Goiano, Norte de Minas, Norte Goiano, Centro Goiano, Noroeste de Minas, Distrito Federal, Jequitinhonha, Centro Sul Baiano, Vale São-Franciscano da Bahia, Extremo Oeste Baiano, Noroeste Goiano, e Sul Goiano, há um alerta laranja em vigor para tempestade até esta segunda-feira (10), às 6h. Nestes locais, além dos altos volumes de chuva e vento forte, ainda pode ocorrer queda de granizo.
Em toda a costa do Espírito Santo e no Sul baiano, também há um alerta laranja para ventos costeiros, em vigor desde sábado (8), que segue até as 23h59min deste domingo. Nestas regiões, há intensificação dos ventos nas regiões litorâneas, movimentando dunas de areia sobre construções na orla.
Continua depois da publicidade
No Ceará, Sergipe, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí e Pernambuco, o alerta é para a baixa umidade relativa do ar, que pode variar entre 20% e 12%. Há risco de incêndios florestais e à saúde. Ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.
Uma grande área do Brasil também está em alerta de perigo potencial para declínio de temperatura. O alerta abrange a Bahia, todo o estado de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e o Norte de Santa Catarina. Nestas regiões, os termômetros podem cair entre 3°C e 5°C, com leve risco à saúde.
Veja os alertas
Alertas após ciclone extratropical
Os alertas acontecem após a passagem de um ciclone extratropical pelo Sul e Sudeste do país no final da última semana. O sistema meteorológico provocou três tornados no Oeste de Santa Catarina, com destruição e estragos em Dionísio Cerqueira, Xanxerê e Faxinal dos Guedes.
Continua depois da publicidade
No Paraná, a passagem de um tornado de categoria F3 deixou seis mortos, com a cidade de Rio Bonito de Iguaçu praticamente destruída, com ventos que atingiram os 250 km/h.




















