São enganosas as postagens que mostram o comício de Luiz Inácio Lula da Silva em Florianópolis esvaziado. O ex-presidente esteve na Capital no último domingo (18) e fez ato na Praça Tancredo Neves.

Continua depois da publicidade

No dia seguinte, imagens indicando comício esvaziado começaram a circular. Em nenhuma das postagens é possível ver o horário em que os registros foram feitos. No entanto, uma foto e um vídeo da câmera de videomonitoramento da Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina (SSP) instalada próxima ao local mostram a praça lotada em dois horários diferentes.

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Conteúdo investigado: Publicações que mostram uma foto do comício de Lula em Florianópolis. O post mostra imagens áreas do evento sem mostrar o horário em que elas foram feitas.

Onde foi publicado: Twitter.

Continua depois da publicidade

Conclusão do NSC Check: São enganosas as publicações que mostram o comício de Luiz Inácio Lula da SIlva em Florianópolis com baixo público. As postagens são de fotografias aéreas e não mostram o horário em que a foto foi tirada. O evento começou por volta das 11h.

Um vídeo e uma foto da câmera de videomonitoramento da SSP mostram o local com público maior do que o exibido nas imagens divulgadas pelas postagens — os registros foram feitos às 11h e 13h.

A imagem também é aérea e foi feita de um ângulo parecido. Os dois conteúdos têm data, horário e local em que ambos registros foram feitos.

Além disso, a estimativa de público feita pela Polícia Militar é de que 18 mil pessoas compareceram ao evento, o que difere da conclusão de público reduzido.

Continua depois da publicidade

Como verificamos: O primeiro passo foi procurar outras imagens que mostrassem a manifestação. Pelo Twitter, a SSP divulga diariamente fotos e vídeos das 3.100 câmeras espalhadas em 136 municípios do Estado. Dois registros do comício de Lula foram divulgados pela conta.

O primeiro é uma foto feita às 11h17min. Nela já é possível ver um número maior de pessoas do que o mostrado na imagem enganosa (veja abaixo).

Foto tirada comício de Lula em Florianópolis às 11h
Foto tirada comício de Lula em Florianópolis às 11h (Foto: Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina)

Já um vídeo de 13h06min mostra o candidato do PT no evento e um número mais expressivo de pessoas presentes no local (veja abaixo).

Também questionamos a Polícia Militar e os organizadores do evento sobre a estimativa de público presente.

Continua depois da publicidade

Comício de Lula em Florianópolis

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e candidato à Presidência esteve em Florianópolis no domingo (18) para um comício. O evento ocorreu na Praça Tancredo Neves em frente à Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), no Centro.

O presidente chegou ao local por volta das 11h e ficou no local por cerca de duas horas. Lula discursou para o público presente que reuniu sindicalistas e apoiadores.

O que é conteúdo falso, enganoso ou verdadeiro

O comício foi o último evento da agenda de Lula no Sul do país. Ele também passou por Curitiba e Porto Alegre.

Na Capital de Florianópolis, Lula esteve acompanhado da comitiva do partido no Estado e por nomes apoiados pelo PT na disputa deste ano.

Continua depois da publicidade

O que dizem os autores: A reportagem tentou contato com as contas que divulgaram a foto, mas não obteve retorno. 

Por que investigamos: O NSC Check tem como objetivo combater a desinformação. O programa investiga conteúdos suspeitos que viralizam nas redes sociais sobre as eleições gerais deste ano. Conteúdos falsos ou enganosos que envolvem o sistema eleitoral, candidatos ou instituições podem influenciar na compreensão da realidade dos eleitores.

Saiba tudo sobre as eleições 2022

Leia também 

É falso que Lula defendeu o nazismo e o fascismo em evento do PT em 2017, como afirma vídeo

Saiba o que é e como funciona o orçamento secreto

Fake news já somam quase 2 mil denúncias e ressurgem como ameaça nas Eleições 2022

Destaques do NSC Total