nsc
    dc

    HENRIQUE BILBAO

    Como a I.A. detecta fraudes

    De modo geral, a detecção e prevenção de fraudes é um mar aberto para ser explorado e evoluir

    28/07/2020 - 13h42

    Compartilhe

    Por Tech SC
    Como a I.A. detecta fraudes
    Como a I.A. detecta fraudes.
    (Foto: )

    henrique
    (Foto: )

    A ocorrência de fraudes em diversos processos comerciais do nosso dia a dia já é fato, infelizmente. Sendo de organizações criminosas ou mesmo a ação isolada de uma ou duas pessoas, as fraudes podem levar a prejuízos financeiros, desvios orçamentários, contratos fraudulentos, dentre outros impactos consideravelmente negativos. Entretanto, nunca tivemos tantas ferramentas como hoje, para detectá-las e preveni-las de maneira tão eficaz.

    > Operação por fraude na compra de testes rápidos de Covid-19 cumpre mandados em cidades de SC

    Um clássico exemplo que pode ser encontrado em diversas empresas de e-commerce é o uso da inteligência artificial para cruzar variáveis em uma compra de modo que seja apontada a disparidade em um comportamento de compra online de um determinado cliente. Por exemplo, uma pessoa realiza a compra de um item X em uma loja virtual utilizando o cartão de crédito e uma plataforma que faz uma da I.A. identifica que o portador deste cartão sempre realiza compras para o mesmo endereço, mas neste pedido está solicitando a entrega para outro bem divergente. É a partir daí que a I.A. pode contribuir com um analista humano para realizar algumas verificações no cadastro de evitar uma fraude financeira.

    Um outro exemplo de tecnologia antifraude cada vez mais comum é a biometria, uma das soluções mais presentes na vida dos usuários e que pode ser encontrada em bancos, sistema de destravamento de celulares, controle de entrada e saída de empresas e por aí vai.

    Os exemplos que acabei de citar é um dos dois principais componentes no combate às fraudes: a prevenção, que é aliada a detecção. Enquanto a prevenção realiza um trabalho de análise com o objetivo de identificar padrões de eventos fraudulentos para impedir que eles ocorram, a detecção de fraudes refere-se à habilidade de detectar uma ocorrência, buscando padrões e reconhecendo a ocorrência do evento.

    Além de outras variáveis, é através de um histórico de detecções que se pode construir uma base de conhecimentos para nutrir a inteligência artificial na função de prevenção, tornando os fatos já identificados um determinado comportamento padrão que poderá ser barrado em uma segunda tentativa antes que o episódio se concretize.

    De modo geral, a detecção e prevenção de fraudes é um mar aberto para ser explorado e evoluir. Órgãos governamentais, companhias, empresas de mídia e um único usuário são capazes de atuar com o uso da I.A. no combate aos fraudes. Isso não apenas como um problema econômico, mas também de cunho social.

    Prova do quanto a inteligência artificial pode ser uma forte aliada no combate à fraudes, são os dados de uma pesquisa conduzida pela Associação dos Investigadores de Fraude Certificados (ACFE) realizada em 2019 que aponta que, até 2021, o uso de inteligência artificial (I.A.) e de machine learning (ML) para combater fraudes deverá triplicar, ou seja, em pouco menos de 1 ano, 25% das empresas participantes da pesquisa pretendem adotar medidas de proteção ao seu negócio utilizando de tecnologias aplicadas à inteligência artificial. Incrível não é mesmo?!

    > Bate-papo online discute retomada econômica e oportunidades para pequenos negócios

    Empresas que fazem uso da inteligência artificial visando o combate a eventos fraudulentos podem agregar a esta ferramenta uma série de vantagens, como:

    - Processos mais assertivos;

    - Redução de riscos financeiros;

    - Identificação prévia de fatos ilícitos;

    - Maior controle de dados, entre outros.

    Mais uma ferramenta, possível através da I.A. que vem para revolucionar o mercado de diversas formas. Um sistema antifraude aplicado à sua realidade e a necessidade do seu negócio certamente só tem a somar e trazer mais confiabilidade aos seus esforços e resultados. Sucesso!

    Quer receber notícias por WhatsApp? Inscreva-se aqui

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas