Estamos a poucos dias do Natal e, nesse período, um velho hábito brasileiro se torna ainda mais notório: deixar tudo para a última hora. E a compra dos presentes natalinos e para as confraternizações de final de ano acabam por virar uma missão por vezes desgastante e cheia de estresse. A boa notícia é que a tecnologia pode nos ajudar a resolver esse pequeno problema.
Continua depois da publicidade
Não é segredo que, um dos objetivos da Inteligência Artificial é facilitar a rotina. Ajudar a organizar calendário, prioridades e até mesmo fazer algumas tarefas simples, mas que demandam um tempo considerável do nosso dia, são algumas das funções dessa tecnologia que está revolucionando a forma como vivemos. E é justamente essa praticidade que pode nos ajudar a escolher os presentes de Natal.
Com alguns comandos simples e informações gerais sobre a pessoa a ser presenteada, a IA pode ser uma grande aliada na escolha do presente e até mesmo ajudar a economizar e a fazer a melhor escolha, com a melhor decisão de compra.
Listas de sugestões personalizadas
Essa talvez seja a melhor solução que a Inteligência artificial pode nos oferecer para a escolha dos presentes de Natal. Basta passar algumas informações sobre a pessoa que queremos presentear, como gostos, preferências, hobbies, idade e gênero, entre outros, que a IA encaminha uma lista de sugestões de presentes personalizadas.
Outra informação importante é o orçamento disponível para o presente. Dessa forma, a IA adapta a lista de sugestões para se enquadrar nas finanças.
Continua depois da publicidade
Fizemos o teste com o Gemini, a IA do Google. Definimos algumas características sobre uma pessoa e pedimos pelas sugestões. Veja, na galeria a seguir, as recomendações de presentes de Natal feitas pela Inteligência Artificial.
O teste foi feito no Gemini, mas outras ferramentas como o ChatGPT ou a IA de sua preferência, provavelmente, fará o mesmo: sugestões personalizadas de acordo com o perfil da pessoa que você deseja presentear.
Economia
Além de ajudar com as sugestões, a IA também pode ser uma grande parceira financeira. A tecnologia pode nos indicar lojas e produtos com preços reduzidos, mostrar promoções ou então alternativas mais baratas.
Continua depois da publicidade
Podemos pedir, por exemplo, para que ela compare o valor de determinado produto em duas ou mais lojas da região e também nos e-commerces. Na prática, é a nossa pesquisa normal de preços, recomendada por economistas.
Mas, ao invés de levarmos horas navegando pela internet ou então caminhar pelo centro da cidade, indo de loja em loja, a IA faz isso em poucos segundos. Economia de dinheiro e, principalmente, de tempo, facilitando ainda mais a rotina.
Presentes de Natal
Mais do que uma data para trocar presentes, o Natal representa um momento de proximidade e conexão com familiares e amigos. A data requer carinho, atenção e cuidado e, em uma rotina cada vez mais exigente e estressante, nem sempre temos tempo hábil para focarmos no lado humano.
Presentear alguém é sempre um ato de carinho, e fazer isso de forma personalizada mostra que, mais do que entregar um produto, é uma lembrança e um sinal de que aquela pessoa é importante para nós. Por isso, contar com a ajuda da tecnologia e com as ferramentas de Inteligência Artificial para a escolha do presente, diminuindo as chances de erro e gerando economia, pode ser uma excelente opção nesse final de ano.
Continua depois da publicidade






