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Bruno Rodrigues

Como as empresas estão desenvolvendo sua comunicação corporativa para captar talentos

A prática, chamada de employer branding, é tendência, principalmente com a crescente dificuldade em contratar mão de obra especializada

27/08/2019 - 10h33

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Por Tech SC
(Foto: )

*Por Bruno Rodrigues

Grandes corporações e empresas de tecnologia estão investindo cada vez mais no desenvolvimento da marca corporativa com foco em contratações, o chamado employer branding. A prática consiste em desenvolver uma comunicação corporativa alinhada com iniciativas internas que são focadas majoritariamente em captar talentos. Práticas assim são tendência, principalmente com a crescente dificuldade em contratar mão de obra especializada. Para se ter uma ideia, somente o setor de tecnologia deve demandar 420 mil novos profissionais até 2024.

Uma empresa pode desenvolver sua imagem para os profissionais que deseja contratar, assim como faz com seus clientes. Nesse processo, uma cultura bem desenvolvida e solidificada faz toda diferença. Hoje, os melhores profissionais escolhem onde vão trabalhar. Eles desejam uma troca de feedback constante, querem sentir que são valorizados, que podem ter flexibilidade na carga horária e que a empresa ajuda a equilibrar sua vida pessoal com a profissional. Para isso, não é necessário investir grande quantidade de dinheiro, mas sim promover pequenas ações e, com o apoio da tecnologia, conquistar resultados satisfatórios em employer branding.

Para construir uma empresa referência e conquistar novos talentos vale tudo, desde ter um perfil em redes sociais segmentado para captação de profissionais, até promover eventos gratuitos e abertos para a comunidade que reforçam a cultura da marca. Reuni aqui três exemplos de empresas que estão desenvolvendo sua imagem para novos talentos e que podem inspirar você a fazer o mesmo.

Mostre para o mundo seus valores

Talentos querem se identificar a um nível pessoal com as empresas em que vão trabalhar. O que uma organização desenvolve, quais são seus valores e como contribui para transformar o mundo são alguns dos fatores relevantes na hora de enviar um currículo. Por isso, deixe claro quais são seus valores, o que guia sua marca. Um exemplo de empresa que trabalha valores como marca empregadora é a Cheesecake Labs, especializada em desenvolvimento web & mobile. A organização implantou a cultura da diversidade desde sua fundação e, por isso, entre diversas práticas, realiza exercícios de empoderamento, workshops e talks semanais dentro e fora da empresa, em que são abordados temas como masculinidade tóxica e comunicação não violenta.

• Fortaleça sua cultura

Uma cultura organizacional sólida ajuda a identificar e atrair profissionais que possuem maior afinidade com sua empresa. A cultura impacta em como seus atuais colaboradores se sentirão conectados com os valores da marca, por exemplo. Vale lembrar que ter uma boa cultura é algo independente de oferecer benefícios e vales, a cultura está mais relacionada aos valores e ao que a marca acredita.

A Involves é um excelente exemplo. A empresa desenvolvedora de soluções para gestão de trade marketing foi fundada por ex-integrantes de uma banda que, a partir de interesses comuns por tecnologia descobertos na faculdade, decidiram empreender. Desde o nascimento da organização, a música está presente na cultura da empresa. A marca trabalha esse elemento em suas redes sociais, onde o conteúdo reflete o clima organizacional da empresa. Eles também valorizam a cultura musical durante os eventos que participam e usam isso para captar talentos.

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• Descubra o que seus colaboradores mais gostam do trabalho

Seus colaboradores indicariam sua empresa para os amigos? Sabemos que uma forma de captar talentos é através daqueles que já trabalham na organização, por isso, saber se eles gostam do trabalho e do que eles mais gostam é tão importante. Com essa informação, você pode melhorar os pontos fracos e valorizar os fortes.

No Agendor, plataforma de gestão comercial considerada o principal CRM (sistema de gestão de relacionamento com clientes) brasileiro, os gestores perceberam que a possibilidade de realizar home office era muito importante para os colaboradores e para os talentos que estavam sendo entrevistados. A startup passou a oferecer como diferencial para o time de desenvolvimento a possibilidade de trabalhar de forma totalmente remota e com total flexibilidade de horários. É comum os desenvolvedores irem para o escritório, no máximo, uma vez por semana. Até o CTO trabalha frequentemente em esquema de home office.

*Bruno Rodrigues é CEO da GoGood, empresa de saúde corporativa.

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