Com uma diversidade de culturas vindas de oito países, o Festival Internacional de Teatro de Bonecos (Animaneco) segue em Joinville. Até o próximo domingo (24), os visitantes podem aproveitar a entrada gratuita em todas as apresentações do evento. Nesta semana, artistas da Turquia e Armênia são os destaques.
Continua depois da publicidade
Os grupos Cemal Fatih Polat, da Turquia, e o Teatro Estatal de Bonecos de Yerevan, da Armênia, marcam a primeira vez da Ásia no Animaneco. Além deles, o evento conta com atrações desde as tradicionais marionetes ao teatro de sombras, dos fantoches às caixas de lambe-lambe, dos manequins à manipulação de objetos.
Até o domingo, o público pode prestigiar apresentações em diferentes locais da cidade. Com mamulengos (um tipo de fantoche típico do nordeste), oficinas, espetáculos e outras atividades, o Festival aproxima os visitantes às artes do mundo todo.
A programação completa pode ser conferida no site oficial do Animaneco, que está em sua sétima edição neste ano. Para apresentações em espaços fechados, é necessária a retirada de ingressos gratuitos pelo site.
Apresentações internacionais
O grupo Cemal vem de Istambul, na Turquia, para apresentar o Teatro Karagöz, uma manifestação tradicional em diversas regiões do Oriente Médio e dos Bálcãs, uma forma ancestral de teatro de sombras que utiliza figuras de couro recortadas e coloridas, manipuladas atrás de uma tela iluminada. Essa arte está presente na performance “World Stars Show”, que coloca no palco estrelas como Elvis Presley, Luciano Pavarotti e Charlie Chaplin.
Continua depois da publicidade
O grupo armeno, por sua vez, ocupa o galpão da Ajote com o espetáculo “Thumbelina”, adaptação do conto do escritor Hans Christian Andersen. Usando o teatro de sombra, conta a história de Thumbelina, uma menina do tamanho de um polegar nascida de uma flor que embarca numa jornada por um mundo fantástico à procura de sua força interior e de seu verdadeiro lugar.
Como assistir os destaques
- Performance “World Stars Show”, com Cemal Fatih Polat (Turquia).
- Quando: quarta-feira (20), às 19h, no hall do Teatro Juarez Machado, anexo ao Centreventos, e na quinta-feira (21), às 19h, no Museu de Arte de Joinville (MAJ), rua 15 de Novembro, 1.400.
- Entrada: Gratuita, sem necessidade de ingresso. Sugere-se a doação de 1kg de alimento, que será destinado ao Programa Mesa Brasil do Sesc.
- Espetáculo “Thumbelina”, com Teatro Estatal de Bonecos de Yerevan (Armênia).
- Quando: Sexta-feira (22), às 15h, e sábado (230, às 16h.
- Local: Galpão de Teatro da Ajote, rua 15 de Novembro, 1.383.
- Entrada: Gratuita. Ingressos pelo www.enjoyticket.com.br ou 1h antes do espetáculo, conforme disponibilidade. Sugere-se a doação de 1kg de alimento, que será destinado ao Programa Mesa Brasil do Sesc.
*Sob supervisão de Leandro Ferreira
Leia também
Fechado em meio a mistério, tradicional café revela reabertura em Joinville
Cachorros abandonados para morrer são acolhidos e viram “frentistas” em posto de Guaramirim



