Trabalhadores informais não inscritos em programas sociais podem baixar o aplicativo "CAIXA | Auxílio Emergencial" para se cadastrarem no sistema do governo federal e receberem a renda básica emergencial de R$ 600, aprovada para ajudar a população sem emprego fixo durante a pandemia do novo coronavírus.
Continua depois da publicidade
> Governo começa a pagar auxílio emergencial na quinta; veja calendário
O cadastro no aplicativo é necessário somente para quem não está nos registros de outros programas sociais e nunca foi inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal.
O aplicativo está disponível para Android e iPhone.
Clique aqui para baixar o aplicativo para Android.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para baixar o aplicativo para iPhone.
Após fazer o cadastro com os dados pessoais no aplicativo, o cidadão pode acompanhar o andamento da solicitação e ver se terá acesso ao auxílio emergencial. A expectativa do governo federal é que o pagamento seja feito em até cinco dias úteis depois do cadastro.
Além do aplicativo, o cadastro também pode ser feito pelo site:
Clique aqui para fazer o cadastro.
Quem tiver dúvidas sobre o funcionamento pode ligar para o número 111, que foi aberto pela Caixa Econômica para esclarecer questões sobre o auxílio emergencial.
> Como saber se seu CPF está irregular
Quem contribui para a Previdência como autônomo ou como microempreendedor individual (MEI) já teve o nome processado pela Caixa Econômica e está automaticamente apto a receber o benefício emergencial. Quem recebe Bolsa Família também já está no sistema e não precisa se cadastrar.
> Em site especial, saiba tudo sobre o coronavírus
> Painel do Coronavírus mostra os casos confirmados no Estado e escalada de mortes no país
 
				 
                                    