Quem pretende votar nas eleições municipais 2020 pode consultar o título de eleitor pelo site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou pelo Tribunal Regional Eleitoral de cada estado. Também é possível utilizar o aplicativo para smartphone e-Título, para saber todas as informações referentes ao documento.
Continua depois da publicidade
As eleições municipais no Brasil estão marcadas para os dias 15 de novembro – data do primeiro turno – e para 29 de novembro – segundo turno. Neste ano, os eleitores escolhem candidatos para os cargos de prefeito e vereador.
> Em site especial, saiba tudo sobre as eleições municipais 2020
Como consultar meu título?
No site do TSE, a pagina inicial traz a opção ‘titulo eleitoral’ na área ‘serviço ao eleitor’. Para consultar, é preciso preencher o nome completo, o número do título ou o CPF. Nos outros campos, o nome da mãe e a data de nascimento do eleitor. Marcar a verificação e clicar em consultar.
Com essa pesquisa, é possível conferir o domicílio eleitoral, ou seja, onde a pessoa está habilitada para votar. Zona, seção e local de votação, com endereço e telefone, são mostrados para que o votante relembre onde está registrado para votar.
Continua depois da publicidade
> Eleições 2020 em SC: os candidatos a prefeito em 8 cidades catarinenses
Situação eleitoral
Outra opção na área ‘serviço ao eleitor’ é o item ‘situação eleitoral’. Ali, é possível consultar se a pessoa está em dia com as obrigações eleitorais. Para essa consulta, basta preencher uma das informações: nome completo, número do título ou CPF.
> Saiba como consultar o local de votação
Conforme o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Santa Catarina, se o título estiver ‘regular’, a participação nas próximas eleições está garantida; se aparecer como ‘cancelado’, não será possível votar no pleito municipal e é preciso procurar o cartório eleitoral a partir de dezembro para regularizar a situação.
> SC tem recorde de candidaturas a prefeito e vereador nas Eleições 2020
Em caso de título ‘suspenso’, o cidadão não poderá votar nas próximas eleições e o título permanecerá suspenso até o cumprimento integral da pena ou da restrição legal imposta. Para mais informações sobre o tema, o Disque-Eleitor funciona de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h, pelo telefone 0800-647-3888.
Perdi meu título, posso votar?
Entre as principais dúvidas dos eleitores está a perda do documento físico, e se isso pode impedir a participação no pleito. O TSE informa que é possível votar sem o título, levando um documento oficial com foto ao local de votação. Para mais dúvidas sobre o assunto, o site do TSE produziu um conteúdo especial com tudo sobre o título eleitoral.
Continua depois da publicidade
> Donald Trump Bolsonaro, Osama, Maduro: os nomes curiosos das Eleições 2020 em SC