Para votar nas eleições municipais 2020, o eleitor tem diferentes maneiras de se identificar junto aos mesários e garantir o direito ao voto. Uma delas é o e-Título, aplicativo que traz informações como número do título, situação eleitoral e local de votação. No formato digital ou no modelo de papel, é obrigatório apresentar também um documento de identificação com foto para poder votar.

Continua depois da publicidade

> Em site especial, saiba tudo sobre as eleições municipais 2020

O e-Título está disponível para download gratuito nas plataforma iOS e Android e funciona em smartphones e tablets. Depois de baixado, ele pode ser acessado pelo CPF, sem precisar lembrar o número do título de eleitor. O app também é acessível para pessoas com deficiência visual, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Documento com foto é obrigatório

Mesmo quem tem o e-Título precisa levar um documento com foto no dia da votação. Este ano, o pleito para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores é dia 15 de novembro (primeiro turno) e 29 de novembro o segundo turno (nas cidades com mais de 200 mil eleitores).

> Eleições 2020: saiba como consultar o número do Título de Eleitor

Continua depois da publicidade

No dia da votação, é preciso levar um documento oficial com como carteira de identidade, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação.

No título, seja o digital ou o tradicional, constam as informações sobre a zona e a seção eleitoral, o que agiliza na hora de encontrar a sala de votação. Certidões de nascimento ou de casamento não valem como prova de identidade na hora de votar, conforme a Justiça Eleitoral.

> Eleições 2020: propaganda irregular pode ser denunciada em aplicativo; saiba como fazer

Destaques do NSC Total