Descobrir quem deixou de te seguir no Instagram virou um desejo comum entre os usuários da rede social. Embora existam vários aplicativos que prometem entregar essa informação, o uso dessas ferramentas pode trazer riscos como o banimento da conta.

Continua depois da publicidade

A boa notícia é que uma nova trend do TikTok mostrou uma forma segura e criativa de descobrir os tão procurados “unfollows” com ajuda do ChatGPT.

A técnica, que viralizou nas últimas semanas, combina recursos nativos do Instagram com a inteligência artificial da OpenAI.

O processo envolve baixar as informações da conta diretamente da plataforma da Meta e, em seguida, pedir à IA para fazer a análise dos dados. O site TechTudo testou o método e confirmou que ele realmente funciona.

Como funciona o truque

O primeiro passo é acessar o seu perfil no Instagram, ir até o menu no canto superior direito, e seguir o caminho: Central de Contas > Suas informações e permissões > Baixar suas informações. Na etapa seguinte, selecione a opção “Algumas das suas informações” e marque “Seguidores e Seguindo”.

Continua depois da publicidade

O Instagram então permitirá que você baixe um arquivo em formato HTML, que será enviado por e-mail. Ao acessar a pasta de downloads e abrir a seção “Connections”, você encontrará os arquivos chamados “followers_1” e “following”.

Esses dois arquivos devem ser enviados ao ChatGPT. Basta abrir o app da IA e usar o recurso de upload de arquivos. No prompt, você deve pedir que a inteligência artificial compare os dois documentos e mostre:

  • Quem você segue que não te segue de volta;
  • Quem te segue, mas você não segue;
  • Quem deixou de te seguir recentemente.

Em poucos segundos, a IA analisa os dados e entrega a resposta de forma clara e organizada tudo isso sem precisar baixar nenhum aplicativo adicional.

Continua depois da publicidade

No entanto, fica o alerta: embora a Meta permita o download desses dados, o compartilhamento de informações pessoais com plataformas externas deve sempre ser feito com cautela.

Leia também

Fim de senhas salvas: o que muda e como se preparar após anúncio da Microsoft

Você está sendo rastreado? Veja 9 configurações do iPhone para proteger seus dados