Um jovem de 19 anos morreu no domigo (30) após invadir a jaula de uma leoa no Parque Zoobotânico Arruda Câmara, conhecido como Bica, em João Pessoa, na Paraíba. Vídeos feitos por visitantes mostram o homem escalando a estrutura lateral do recinto e descendo por uma árvore, antes de ser atacado pelo animal.

Continua depois da publicidade

No momento em que o homem entrou na jaula, o parque estava aberto e recebia visitantes. O zoológico foi fechado após o ataque e as visitas estão suspensas até o fim das investigações.

Como é a jaula da leoa?

Em publicação nas redes sociais após o incidente, o zoológico disse que o espaço da leoa segue instruções normativas do Ibama, com muros de mais de oito metros de altura, grades reforçadas e grades negativas (inclinadas).

Nas imagens, é possível ver que o recinto da leoa conta com um tanque de água, grama, arbustos e algumas árvores. O animal é separado dos visitantes por um vidro.

Como é por cima do “Recinto dos Leões”

Continua depois da publicidade

Quais as regras do Ibama para recintos de leões?

Conforme a Instrução Normativa Ibama nº 7/2015, o recido de um leão em um zoológico teve seguir as seguintes normas:

  • Área mínima do recinto: 70 m² para dois indivíduos
  • Tanque/Espelho d’água: 10 m² com profundidade de 1,0 m
  • Cambiamento (área de contenção): dois cambiamentos de 4 m² cada. Estes são espaços fechados onde o animal é contido para manejo, limpeza ou emergências. Devem ter acesso seguro do lado externo
  • Maternidade: área de 4 m² para criação de filhotes
  • Altura mínima do recinto (se fechado): 3,0 m
  • Piso: Terra com grama ou vegetação rasteira
  • Enriquecimento ambiental: Disposição de troncos, tocas e plataformas em diferentes níveis Disponibilidade de árvores de médio porte

Veja vídeo do caso

O que aconteceu com a leoa?

Em uma publicação no Instagram, o zoológico disse que a leoa está “bem e tranquila”, mas ficará em acompanhamento e avaliação pelos próximos dias. Após o caso, ela foi imediatamente avaliada pela equipe técnica, conforme a instituição.

“É importante reforçar que em nenhum momento foi considerada a possibilidade de eutanásia.
A Leona está saudável, não apresenta comportamento agressivo fora do contexto do ocorrido e não será sacrificada. O protocolo em situações como essa prevê exatamente o que está sendo feito: monitoramento, avaliação comportamental e cuidados especializados”, disse o zoológico.

Continua depois da publicidade

Qual a história da leoa?

Segundo informações do zoológico, a leoa se chama Leona e tem 19 anos. Ela nasceu em cativeiro e é filha dos leões Darah e Sadam, que já morreram. Depois da morte dos pais, ela chegou a conviver com Simba, um leão macho que viveu alguns meses no mesmo recinto, mas ele também morreu e, depois disso, ela ficou sozinha.

Há três anos, a Bica chegou a receber uma leoa de Teresina, mas ela teve que ficar separada de Leona pois não houve interação entre as duas.

Veja fotos da leoa

Quem era a vítima?

A vítima foi identificada como Gerson de Melo Machado, conhecido como Vaqueirinho, de 19 anos. De acordo com a TV Cabo Branco, o homem tinha transtornos mentais.

Continua depois da publicidade

Onde fica o zoológico?

O Parque Zoobotânico Arruda Câmara fica em João Pessoa, na Paraíba, próximo ao Centro. O parque é conhecido como “Bica” por causa de uma fonte natural de água potável que existe no local.

Além dos leões, o zoológico conta com aves, répteis e mamíferos como uma onça-pintado e gato mourisco, bugios, macacos galegos e tamanduás-mirins.

O que diz o zoológico

O Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica) lamenta profundamente o ocorrido na manhã deste domingo (30), quando um homem invadiu deliberadamente o recinto da leoa, vindo a óbito. Trata-se de um episódio extremamente triste para todos, e manifestamos nossa solidariedade e sentimentos à família e aos amigos do homem, ainda não identificado.

Assim que a ocorrência foi constatada, o parque foi imediatamente fechado, seguindo todos os protocolos de segurança. As equipes acionaram as autoridades competentes e prestaram o suporte necessário para o atendimento e o trabalho da perícia.

Continua depois da publicidade

Informamos que a Bica permanecerá fechada para visitação até a conclusão das investigações e dos procedimentos oficiais, prezando pela transparência e pelo compromisso com a segurança de nossos visitantes, colaboradores e animais.

Reforçamos que o parque segue normas técnicas e padrões de segurança rigorosos, e estamos colaborando integralmente com todos os órgãos responsáveis para o esclarecimento dos fatos.

O Parque Arruda Câmara se solidariza com a família do rapaz que faleceu, lamenta profundamente a perda e deseja força neste momento difícil.”