Curso surge para suprir demanda por engenheiros especialistas (Foto: Divulgação)
Um levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra que 77% das metalúrgicas que atuam no Brasil têm dificuldades para preencher vagas, o que gera impactos negativo na produção. Pensando nisso, a WEG e a Unisociesc se uniram para criar um curso de pós-graduação em Engenharia Metalúrgica, desenvolvido exclusivamente para funcionários da WEG, multinacional de Jaraguá do Sul.
Continua depois da publicidade
— A formação prática e teórica de uma pós em engenharia metalúrgica é uma estratégia para a indústria metal mecânica para fortalecer o segmento com profissionais mais preparados tecnicamente, pois realmente é perceptível ao longo dos anos uma deficiência de especialistas na área — afirma a coordenadora do curso, professora Maria Inêz Reinert.
Veja fotos
1
Curso surge para suprir demanda por engenheiros especialistas (Foto: Divulgação)
Multinacional fica em Jaraguá do Sul, no Norte de SC (Foto: WEG, Divulgação)
Multinacional fica em Jaraguá do Sul, no Norte de SC (Foto: WEG, Divulgação)
Multinacional fica em Jaraguá do Sul, no Norte de SC (Foto: WEG, Divulgação)
Multinacional catarinense (Foto: WEG, Divulgação)
Multinacional fica em Jaraguá do Sul, no Norte de SC (Foto: WEG, Divulgação)
Multinacional fica em Jaraguá do Sul, no Norte de SC (Foto: WEG, Divulgação)
Sede da empresa fica em Jaraguá do Sul
Com cerca de 18 meses de duração, o curso foi estruturado pela Ânima Soluções, que se dedica ao desenvolvimento de produtos sob medida para empresas. O programa, com 43 colaboradores inscritos, é uma formação 100% presencial, ofertada pela unidade de Jaraguá do Sul.
Como o curso foi pensado
O projeto In Company foi desenhado em conjunto com lideranças da WEG para aprofundar competências técnicas e fortalecer a aplicação prática do conhecimento dentro da realidade industrial da companhia, especializada em motores, redutores e acionamentos elétricos, geradores e transformadores de energia, produtos e sistemas para eletrificação, automação e digitalização.
— Ao desenvolvermos uma pós-graduação feita sob medida para a WEG, ampliamos a capacidade de formação continuada dentro da indústria e entregamos um produto que conecta teoria, prática e inovação de forma estratégica — afirma a head da Ânima Soluções, Claudia Yumi Harada.
Continua depois da publicidade
Pós-graduação em Jaraguá do Sul
Nesta terça-feira (25), a aula inaugural foi realizada no Centro de Treinamento WEG e contou com a presença dos alunos, representantes institucionais e convidados da WEG.
— Nosso objetivo é apoiar empresas na qualificação de seus times por meio de soluções educacionais que atendam às suas demandas, contribuindo para o desenvolvimento das pessoas, retenção de talentos e para o crescimento dos setores produtivos — completa Claudia.
Fotos mostram evolução da WEG ao longo dos anos
1
WEG nasceu em 1961 em Jaraguá do Sul (Foto: WEG, Divulgação)
Reunião no início da WEG (Foto: WEG, Divulgação)
Os fundadores. Da esquerda para a direita são eles Werner Ricardo Voigt, Eggon João da Silva e Geraldo Werninghaus (Foto: WEG, Divulgação)
WEG compra o terreno e inicia a construção do Parque Fabril I em 1964 (Foto: WEG, Divulgação)
Criação do CENTROWEG. Segundo a empresa, na década de 1960, a região não oferecia treinamento técnico e, por isso, os empresários fundaram o CENTROWEG para capacitar os colaboradores (Foto: WEG, Divulgação)
Produção da WEG nos anos de 1970 (Foto: WEG, Divulgação)
Em 1970, a empresa iniciou as exportações para a Guatemala, Uruguai, Paraguai, Equador e Bolívia (Foto: WEG, Divulgação)
Compra do terreno Parque Fabril II e início da construção da fábrica em 1973 (Foto: WEG, Divulgação)
Produto feito na fábrica (Foto: WEG, Divulgação)
Conforme a WEG, em 1976 a companhia abriu um escritório na Alemanha com uma parceria local, a Motores Jara (Foto: WEG, Divulgação)
O parque Fabril II foi inaugurado em 1977 (Foto: WEG, Divulgação)
Criação da WEG Transformadores e WEG Energia na década de 1980 (Foto: WEG, Divulgação)
Local onde foi instalada a WEG Química na década de 1980 (Foto: WEG, Divulgação)
Em 1988 foi criada a WEG Automação (Foto: WEG, Divulgação)
No início de 1990, a WEG inaugurou filial nos Estados Unidos (Foto: WEG, Divulgação)
Em 1992, WEG inaugura uma das fundições mais modernas da América Latina, segundo a própria empresa, em Guaramirim (Foto: WEG, Divulgação)
Museu WEG (Foto: WEG, Divulgação)
Inauguração da primeira fábrica na China, em 2005 (Foto: WEG, Divulgação)
Construção da fábrica de Transformadores no México, em 2000 (Foto: WEG, Divulgação)
Início da fabricação de aerogeradores em 2011 (Foto: WEG, Divulgação)
Em 2012, ocorreu o primeiro fornecimento em geração de energia eólica. Equipamentos com capacidade de 90 MW foram instalados em parque eólico localizado no Nordeste do Brasil (Foto: WEG, Divulgação)
Nos anos 2000, ocorrem as aquisições das primeiras fábricas no exterior, sendo na Argentina e México (Foto: WEG, Divulgação)
Sede da empresa em Jaraguá do Sul nos dias atuais (Foto: Divulgação)
Vista aérea do parque fabril da WEG, em Jaraguá do Sul (Foto: Divulgação)