Nesse domingo (1°), moradores de Itajaí e visitantes poderão conhecer de perto o veleiro Cisne Branco, da Marinha do Brasil. Já atracada na cidade, a embarcação estará aberta à visitação pública, sem necessidade de agendamento prévio.

Continua depois da publicidade

O navio está atracado no cais da Delegacia da Capitania dos Portos, na Avenida Pref. Paulo Bauer, no Centro de Itajaí. A visitação é gratuita e acontece das 10h às 17h. O Cisne Branco é considerado uma das embarcações mais emblemáticas da Marinha, e exerce um papel estratégico nas ações diplomáticas e de relações públicas, representando o Brasil em eventos náuticos nacionais e internacionais.

Sobre o Cisne Branco

Terceiro navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil, o Cisne Branco foi construído pelo estaleiro Damen Oranjewerf, em Amsterdã, na Holanda. Batizado em 1999, foi entregue à Marinha em fevereiro de 2000 e incorporado à Armada em março do mesmo ano, após participar da Regata Internacional dos 500 Anos do Descobrimento do Brasil, percorrendo a histórica Rota do Descobrimento entre Portugal e Brasil.

O Navio-Veleiro Cisne Branco (U20) tem como missão promover a mentalidade marítima e a preservação das tradições navais, além de representar o país em eventos náuticos no Brasil e internacionalmente.

Continua depois da publicidade