O e-commerce tem sido a porta de entrada para milhares de empreendedores que buscam mais liberdade financeira e ampliar a sua área de atuação. Em Santa Catarina, estado que lidera o empreendedorismo no Brasil, lojistas têm apostado em escalar negócios no digital para conquistar faturamentos expressivos.
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Além de ter o quinto maior PIB per capita do Brasil, Santa Catarina também possui um dos mais altos níveis de maturidade nas vendas online. Cidades como Florianópolis, Itajaí, Joinville e Criciúma concentram boa parte dos novos negócios digitais, especialmente nos setores de tecnologia e têxtil.
Um dos grandes impulsionadores desse crescimento tem sido a educação especializada, que ajuda empresários a transformarem desafios em oportunidades. Foi exatamente essa virada de chave que a empresária Taiz Paiva viveu.
Empreendedora de Brusque, cidade conhecida por ser um polo têxtil, ela decidiu entrar no comércio digital e hoje, com a marca Schuwa Home, que vende toalhas de banho, fatura cerca de R$ 250 mil por mês e continua expandindo.
A aposta no e-commerce para alcançar o sucesso
A história de Taiz com o e-commerce começou por influência da família. O sogro da empresária tem uma fábrica de toalhas há mais de 30 anos, o que a levou, junto do marido Douglas, a começar a vender o produto online como um novo caminho para o negócio. Logo no início, ela já percebeu que não bastava ter um bom produto: era preciso entender as regras do jogo digital.
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Taiz conta que, no início, ela não tinha nenhuma base no e-commerce e começou a buscar informações sobre o ramo. Durante as pesquisas, ela conheceu o Ecommerce na Prática, que é líder global em educação para vendas online e parte do ecossistema Nuvemshop, maior plataforma de e-commerce da América Latina.
Ao ingressar na escola, Taiz percebeu que o sucesso de um e-commerce não depende apenas de abrir uma loja e esperar pelas vendas. Ela precisou mergulhar em estratégias de tráfego, precificação e copywriting – técnicas que antes pareciam um mistério.
— Tem muita informação que só quem entende consegue transmitir, que para nós que estamos começando é difícil de interpretar. Um exemplo bem claro foi com os títulos dos anúncios: eu não entendia porque todo início de palavra tinha que ser com a letra maiúscula. Com as aulas do Ecommerce na Prática, entendi o real motivo e a estratégia por trás disso —, relata a empreendedora.
O resultado do aprendizado veio rápido. Em menos de seis meses como aluna do Ecommerce na Prática, o faturamento da Schuwa Home já tinha ultrapassado os seis dígitos. Hoje, a média mensal de vendas gira em torno dos R$ 250 mil e a expectativa para 2025 é continuar crescendo com investimentos em branding.
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— No início, é muito trabalho: cadastros, fotos, descrições… e as vendas não começam exorbitantes. Mas, quando vi que já estava faturando acima dos R$ 100 mil, entendi que todo o esforço valeu a pena — diz a empreendedora.
Santa Catarina no topo do mercado
O crescimento da Schuwa Home é um dos exemplos de um movimento maior, que acontece em todas as regiões de Santa Catarina.
Em 2024, o estado registrou um aumento de 11,4% no número de novas empresas, enquanto o Índice de Confiança Empresarial local subiu 1,5% – na contramão da média nacional, que caiu 0,5%. Os números mostram um cenário cada vez mais favorável para quem quer empreender no Estado.
Treinamento para acelerar as vendas
Para quem é iniciante no e-commerce, ou já tentou empreender no digital e não teve sucesso, o conhecimento é a ferramenta que falta. É o que afirma Taiz, que contou com a experiência do Ecommerce na Prática para alavancar os resultados da Schuwa Home.
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— Participar do Ecommerce na Prática me deu um norte. Você precisa estudar e se empenhar muito, mas os cursos da plataforma foram um grande diferencial na minha trajetória. Por isso estou aqui dando meu depoimento, para que outras pessoas que, assim como eu, quiseram arriscar e vender na internet, saibam que vale a pena investir nesse conhecimento — reforça Taiz.
Histórias como a de Taiz mostram como a educação prática e direcionada encurta o caminho para o sucesso nas vendas online. O Ecommerce na Prática já transformou a vida de mais de 150 mil empreendedores, por meio de capacitações para lojistas e empresas de todos os portes, com o objetivo de ajudá-los a criar, validar e acelerar negócios na internet.
Sobre o Ecommerce na Prática
O Ecommerce na Prática é líder global em educação para e-commerce, tanto em número de alunos quanto em audiência, e parte do ecossistema Nuvemshop. Com o propósito de reduzir as barreiras das vendas online por toda América Latina para que qualquer pessoa possa viver de e-commerce, a escola já reúne mais de 40 cursos e 450 aulas em um único lugar, tendo transformado a vida de mais de 150 mil empreendedores.

