Existem franjas para todos os gostos, desde as mais simples até as mais modernas. Com elas, é possível mudar rapidamente o cabelo sem mexer no comprimento. Algumas delas, além de rejuvenescer o visual, ajudam a criar um ar de mistério, já que chama a atenção para os olhos. “Os cortes inspiram a ousadia da mulher contemporânea”, afirma a cabeleireira Eliane Serafim.

Continua depois da publicidade

> Clique aqui e receba notícias no WhatsApp

De acordo com o cabeleireiro Joel da Silva, as franjas tendências são as retas, profundas e mais espessas, na altura dos olhos. Para um efeito mais moderno, ele sugere fazer uma textura mais profunda.

Tipos de franjas para cada formato de rosto

1. Franja diagonal

Essa franja vai do canto superior da testa ao canto oposto, na altura do nariz. Ela combina com pessoas que têm o rosto quadrado, oval ou do tipo triângulo invertido. O desenho formado pelos fios disfarça bochechas e ângulos salientes.

2. Franja curta

Ela fica acima da sobrancelha, termina no centro da testa. Essa franja é mais atual, mais moderna. Combina com quem tem o rosto oval e pequeno. Além de combinar com donas de rostos com um desses formatos, esse tipo de franja se enquadra perfeitamente com um visual cheio de personalidade.

Continua depois da publicidade

3. Franja longa

Ela termina na altura da boca, é ideal para quem tem rosto redondo e triangular, pois dá destaque à parte central da face.

Mulher loira feliz posando para foto
Franja reta (Foto: Shutterstock)

4. Franja reta

A franja reta é clássica. Os fios têm o mesmo comprimento, com fim na altura das sobrancelhas. Ela é bem versátil, combina com todos os formatos de rosto. Mas, como se trata de uma franja com desenho simétrico, é preferível que seja usada por quem tem um rosto mais fino.

> Conheça os tipos de olheiras e as causas de cada uma delas

5. Franja côncava

Ela desenha uma meia-lua a partir da testa e em direção às sobrancelhas, ou seja, fica redondinha para frente. É mais indicada para quem tem rosto oval e retangular. Como são formatos harmônicos, a franja serve mais como moldura do que como um artifício para correção.

Cuidados com a franja

De acordo com a diretora executiva da empresa de cosméticos Charis, Silvana Satuchengo, o básico do cuidado com a franja deve seguir o mesmo padrão dos cuidados com o resto do seu cabelo: lavar com o xampu e condicionador de sua preferência, tirar bem o produto dos fios, entre outras coisas.

Continua depois da publicidade

Mas quem quer a franja modelada e impecável, será necessário utilizar o secador. Além disso, para não perder o formato, o corte da franja deve ser feito a cada 20 ou 30 dias. Mais do que isso ela fica sem forma. Outro ponto importante é tomar cuidado com a oleosidade dos fios, principalmente quem tem o cabelo muito fino.

Nesse caso, uma opção pode ser lavar a franja diariamente com xampu específico para cabelos oleosos, mesmo que não lave o restante do cabelo, pois a pele da testa costuma ser mais oleosa e, em contato direto com os fios, acaba deixando o aspecto pesado mais rápido.

Leia também

3 cosméticos alternativos que ajudam a hidratar a pele

Ressecamento dos pés: conheça as causas e saiba como combater

Veja como manter a pele saudável e prevenir o envelhecimento precoce

Destaques do NSC Total