A construção da ponte que ligará as ruas Aubé e Plácido Olímpio de Oliveira completa quatro meses em obras neste domingo (30), em Joinville. A nova estrutura, que será uma conexão entre os bairros Bucarein e Boa Vista, está dentro do cronograma e deve ser concluída até junho de 2023, de acordo com a prefeitura.

Continua depois da publicidade

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Como houve a instalação de tapumes dos dois lados de acesso à obra por questões de segurança, os motoristas e pedestres que passam pela região não conseguem ver o avanço da obra. No entanto, a Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra) informou ao AN como está o andamento da construção.

Segundo a prefeitura, até o momento foram concretados quatro blocos de fundação e três das seis linhas de pilares previstas na obra. Além disso, 40 das 48 estacas metálicas da ponte já foram cravadas, e sete das 55 vigas previstas em toda a construção foram concretadas.

Na próxima semana, a prefeitura informou que a Técnica de Engenharia Catarinense, empresa vencedora da licitação, deve começar a escavação do quinto bloco de fundação.

Continua depois da publicidade

A obra começou pelo lado da rua Dr. Plácido Olímpio de Oliveira e avançará até a outra margem, na rua Aubé. O trânsito da região não deve sofrer muito impacto durante as obras, já que a fabricação das vigas, que poderia gerar mais interferências, é feita no terreno de uma empresa que fica ao lado.

Canteiro de obras fica no fim da rua Plácido Olímpio de Oliveira
Canteiro de obras fica no fim da rua Plácido Olímpio de Oliveira (Foto: Hassan Farias, A Notícia)

Ponte terá mais de 100 metros de extensão

A nova ponte terá 118 metros de extensão, com 13 metros de largura, duas pistas de 3,5 metros e duas calçadas, de três metros. A obra custa R$ 10 milhões, com recursos garantidos pelo Governo do Estado.

Segundo o diretor-executivo da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), Paulo Mendes Castro, o projeto inicial precisou ser alterado para aumentar a altura da ponte para 6,5 metros, permitindo a passagem de embarcações por baixo da estrutura – a ponte Mauro Moura, por exemplo, tem aproximadamente 5 metros de altura.

A estrutura será uma alternativa para quem se desloca entre os bairros das zonas Leste e Sul, além de auxiliar o trânsito de algumas ruas, como Procópio Gomes e São Paulo.

Continua depois da publicidade

Obras da ponte Aubé
Obras devem seguir até junho de 2023, quando acaba o prazo previsto em contrato (Foto: Hassan Farias, A Notícia)

Binário será instalado após a finalização da obra

O colunista Jefferson Saavedra antecipou pouco antes do início das obras que será implantado um binário no bairro Bucarein por causa da nova ponte. Ele terá um quilômetro de extensão, entre as ruas Dr. Plácido Olímpio de Oliveira e Afonso Pena.

A mudança está prevista há mais de uma década, desde quando os projetos da ponte Aubé começaram a sair do papel. No entanto, o binário será implantado apenas depois da conclusão da nova estrutura, no segundo semestre de 2023.

Leia também:

Frota de Joinville chega a 450 mil veículos; malha viária não acompanha avanço

Em dado parcial, Joinville surpreende em avanço de domicílios

“Certamente ultrapassaremos 630 mil habitantes em Joinville”, diz coordenadora do IBGE

Destaques do NSC Total