Joinville alcançou nesta terça-feira a marca de 450 mil veículos, um acréscimo de 50 mil unidades nos últimos quatro anos. Os dados são atualizados pela Detran de Santa Catarina e são referentes aos carros, motos, caminhões e ônibus, entre outros, licenciados. Joinville, a 36ª maior cidade do País em população, tem a 24ª maior frota de veículos do Brasil – conforme dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), estrutura que substituiu o Denatran.
Continua depois da publicidade
> Recenseamento em condomínios tem dificuldades em Joinville
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
A cidade do Norte de Santa Catarina lidera com folga o ranking de frotas no Estado, com quase 70 mil veículos a mais do que Florianópolis, a segunda colocada. Pelo atual ritmo de expansão, Joinville alcançar a marca de meio milhão de veículos até o final de 2026. Quase dois terços da frota de Joinville é formada por carros – a fatia é de 62%.
A ampliação da malha viária em Joinville tem sido lenta nos últimos anos. Nos últimos quatro anos (entre 2017 e 2021, os dados de 2022 ainda não foram atualizados), a extensão das vias se manteve em pouco mais de 1,8 mil quilômetros, sem variação expressiva. Mesmo em um intervalo de tempo maior, de dez anos, o acréscimo foi de 113 quilômetros, equivalente a 6,5%.
Continua depois da publicidade
> Em dado parcial, Joinville surpreende em avanço de domicílios
> Nova rua nos fundos da antiga estação ferroviária de Joinville não tem aprovação
> Contratado, projeto de reforma de ginásio em Joinville vai avaliar ampliação
> Quais obras são propostas na revisão do Plano Viário de Joinville
> Joinville tem um milhão de viagens por dia; 44% por meio de carros