Prometida há mais de 20 anos em Joinville, a ponte da rua Aubé começou a ser construída na semana passada na região central. Porém, outras três estruturas que também são mencionadas há anos pelas gestões municipais ainda não têm prazo para sair do papel.

Continua depois da publicidade

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

O “AN” atualizou com a prefeitura como está o planejamento para a construção das pontes localizadas nas ruas Anêmonas, Nacar e a estrutura que deve ligar os bairros Adhemar Garcia e Boa Vista. Esta última, conhecida como Ponte Joinville, é a mais próxima de se tornar realidade, podendo ter o edital de licitação lançado em breve.

Em reunião na Câmara dos Vereadores há duas semanas, o secretário de administração Ricardo Mafra chegou a afirmar que a concorrência poderia sair até o fim de junho, mas o prazo não se concretizou.

Segundo a prefeitura, a Secretaria de Administração está em negociação dos termos de contrato com a empresa que venceu a licitação para ser responsável pela fiscalização da obra. O edital para contratação de quem executará a construção da ponte está em análise na Procuradoria Geral do Município para que depois seja lançada a licitação.

Continua depois da publicidade

As outras duas pontes podem ser incluídas pela prefeitura no empréstimo de R$ 200 milhões com o Banco do Brasil. A análise do pedido de autorização do financiamento continua em análise pelo Tesouro Nacional e ainda não há data para liberação.

Nacar tem projeto e licenciamento aprovados

A ponte entre as ruas Nacar, no bairro Guanabara, e Coronel Francisco Gomes, no Bucarein, é uma promessa para ajudar a desafogar o trânsito na região da rotatória do Parque da Cidade. A administração municipal anterior tinha previsão de lançamento da licitação em 2021, mas o prazo não se cumpriu.

> Futura ponte de Joinville é “vizinha” de antiga ponte ferroviária

De acordo com a prefeitura, o projeto executivo e o licenciamento ambiental já estão aprovados. A Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) está elaborando o processo de licitação que será enviado à Secretaria de Administração para aprovação e abertura de edital para contratação de empresa para execução da obra.

Local onde será construída a ponte da rua Anêmonas
Local onde será construída a ponte da rua Anêmonas (Foto: Mauro Schlieck, Câmara de Vereadores de Joinville)

Anêmonas ainda depende de estudos ambientais

A ponte da rua Anêmonas ficará próxima da futura ponte da rua Nacar, permitindo um binário parcial com a rua Guanabara. Isso ajudaria a melhorar o trânsito na região. A estrutura é planejada para ficar sobre o rio Bupeva, ligando a Anêmonas à rua Esteves Júnior.

Continua depois da publicidade

A obra foi incluída no PAC da Mobilidade, mas foi excluída posteriormente porque foi necessário redimensionar o pacote de obras. Segundo a prefeitura, a Seinfra ainda vai realizar os estudos de impacto ambiental. Portanto, não há prazo para que a estrutura seja construída.

Leia também:

Obras alteram trânsito na rua Copacabana por quatro dias em Joinville

Com obras em etapas, via da zona Sul de Joinville ganha terceiro edital

Prevista em empréstimo de 2017, nova macrodrenagem em Joinville ainda sem data para obras

Destaques do NSC Total