O termômetro chegou a 34°C em Joinville, no Norte catarinense, nesta quarta-feira (3). A cidade registrou um índice de calor de 41ºC por volta das 14h30min. O indicador, que mede a intensidade do calor que a pessoa sente, destacou a cidade como uma das mais quentes do Estado. Joinville ainda deve seguir com as temperaturas altas nos próximos dias.

Continua depois da publicidade

Para as próximas horas desta quarta, Joinville está entre as cidades com alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) sobre um perigo potencial de tempestade. O aviso segue até as 23h59min. A tempestade com chuva, vento e possibilidade de granizo pode atingir também Araquari, Balneário Barra do Sul, Campo Alegre e Corupá.

Veja fotos de dias de calor em Joinville

Tempo nos próximos dias

Conforme previsão do Instituto Nacional de Meteorologia, o termômetro deve variar entre 12°C e 26°C nesta quinta-feira (4) em Joinville. O céu deve permanecer ensolarado boa parte do dia. No entanto, segundo a Defesa Civil do Estado, uma circulação marítima pode mudar o tempo, entre o Litoral e o Vale do Itajaí, com variação de nebulosidade e chuva fraca a qualquer hora.

Nos dias seguintes, a expectativa é que o tempo continue com predomínio de sol e poucas nuvens. Os termômetros podem chegar à casa dos 30°C novamente no domingo (7).

O índice de calor e a sensação térmica

Essas duas variáveis da meteorologia ajudam a representar melhor as condições de calor e frio que são sentidas, pois, em alguns dias, a temperatura do termômetro não é capaz de dar essa informação, já que fatores como a umidade atmosférica e a velocidade do vento afetam a transferência de calor entre o corpo humano e o ar.

Continua depois da publicidade

De acordo com a Epagri Ciram, o índice de calor é a temperatura sentida devido à combinação entre a temperatura aparente do ar e a umidade relativa do ar. Por meio de cálculos é possível chegar a uma medida para definir qual a intensidade do calor que uma pessoa sente, variando em função da temperatura e da umidade do ar. Isso explica por que sentimos mais calor em ambientes mais úmidos do que em locais mais secos, com a mesma temperatura.

Já a sensação térmica é a temperatura aparente sentida pela pele exposta, em virtude da combinação entre temperatura do ar e velocidade do vento. É por isso, por exemplo, que em dias frios, a sensação térmica pode ser muito inferior à temperatura por conta do vento, indica a Epagri Ciram.