A Usina de Recuperação Energética (URE) instalada no aterro sanitário de Joinville, no Norte de Santa Catarina, é capaz de produzir energia suficiente para atender cerca de 7 mil casas. O local iniciou as operações no final de setembro e já há previsão para operar em total capacidade.

Continua depois da publicidade

O que é uma URE

Uma URE é uma instalação projetada para aproveitar o potencial energético de resíduos que não podem ser reciclados. Esses lixos são, então, submetidos a processos térmicos avançados e convertidos em energia elétrica ou térmica.

Veja fotos da usina de Joinville

Como funciona uma URE

De acordo com a Ambiental, concessionária responsável pelo local, as UREs utilizam uma combinação de tecnologias para transformar resíduos em energia. Na unidade, os lixos são convertidos em combustível sólido, que ao ser submetido ao tratamento térmico gera calor. Esse calor é utilizado para produzir vapor (energia térmica) e, em seguida, energia elétrica.

A URE de Joinville, por exemplo, funciona com o Ciclo Rankine, um método eficiente para a geração de energia. Esse processo transforma calor em energia mecânica e, posteriormente, em energia elétrica. É uma solução moderna e sustentável que reduz os impactos ambientais.

O diferencial da URE de Joinville também está em sua capacidade de transformar resíduos em combustível de elevado poder calorífico para geração de energia elétrica. A usina será capaz de gerar 2.106 MWh/mês, o suficiente para abastecer mais de 7 mil residências. Além disso, contribuirá para aumentar a vida útil do aterro municipal em 25% e reduzirá consideravelmente a emissão de gases de efeito estufa.

Continua depois da publicidade

Operações na usina

A partir de novembro, serão 110 toneladas utilizadas por dia para produção de composto a ser utilizado na produção de energia elétrica. Nas etapas iniciais, essa energia será usada no funcionamento da própria usina e na operação do aterro.

No futuro, a energia poderá entrar no sistema de distribuição, para comercialização.

Assista ao funcionamento da URE