Uma das novidades da Oktoberfest Blumenau 2025 são totens de emergência instalados dentro e fora do Parque Vila Germânica. Os equipamentos — azuis com uma espécie de sirene vermelha no topo — têm um botão para que o público acione em casos como furtos ou até mesmo se estiver passando mal.
Continua depois da publicidade
São, ao todo, 13 totens. Quando o folião aperta, um alerta dispara na Central de Monitoramento da Oktoberfest. O operador, então, verifica através das câmeras do equipamento o que está ocorrendo e, se constatada a emergência, encaminha alguém para atender a situação.
Nos totens há orientação ao público sobre em quais casos acionar o botão: embriaguez, roubo ou furto, mal súbito, distúrbios sociais (como brigas, por exemplo), assédio e localização. Se for um crime, a Polícia Militar vai ao local. Em caso de uma emergência de saúde, um brigadista.

De acordo com o comandante da PM de Blumenau, tenente-coronel Heintje Heerdt, nos primeiros dias de festa houve o acionamento do botão de emergência algumas vezes. Porém, “em todos os casos foram testes dos foliões e pedestres”.
A novidade é fruto de uma parceria inédita entre a festa e a Global Sonic, empresa blumenauense.
Continua depois da publicidade
Nesta edição, além do investimento em tecnologia, a organização da Oktoberfest Blumenau informou que serão ao menos 250 profissionais de segurança espalhados pelas áreas internas e externas do parque. A Polícia Militar terá 120 agentes por turno nos dias e horários de maior movimento, com apoio aéreo do Batalhão de Aviação, do Tático, Canil, Rocam e Cavalaria.
Veja fotos da 40ª edição da Oktoberfest Blumenau
Leia também
Segundo desfile da Oktoberfest Blumenau 2025 vai ter transmissão ao vivo no NSC Total




















