Estimular a memória é algo que faz bem para todos, não importa a idade. Afinal de contas, ela é indispensável para muitas tarefas do dia a dia, como saber se trancou a casa antes de sair. E melhorar essa capacidade cognitiva, especialmente em idosos, pode ser feita com treino e outros hábitos saudáveis. Confira cinco formas de melhorar sua memória.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp

Como estimular e melhorar sua memória

Continua depois da publicidade

Ative a memória

Atualmente, as pessoas contam com o celular para lembrá-las de compromissos do dia a dia. Por isso, um bom primeiro passo é deixar agendas e blocos de nota de lado. Faça uma lista de compras, por exemplo, e guarde-a. Tente comprar tudo sem consultar a lista e, depois, confira a lista para ver se esqueceu de algo. 

Faça associações 

Alguns treinos de memórias consistem em associar informações a imagens. Um exemplo disso é tentar fazer a ligação entre nomes e rostos. No caso dos estudantes, mapas mentais e conteúdos visuais funcionam bem na hora dos estudos. 

Treine sua mente

O cérebro é como um músculo e precisa ser exercitado. Especialmente para a população idosa, o Ministério da Saúde recomenda participar de jogos que envolvam raciocínio, como palavras cruzadas ou sudoku. Estudos já indicaram que o treino de estimulação da memória pode proteger a mente do declínio cognitivo. 

Continua depois da publicidade

Leia em voz alta

É mais provável que as pessoas lembrem de algo se leram em voz alta. É o que diz um estudo da Universidade de Waterloo. A prática tem a ação dupla de falar e ouvir a si mesmo. Por isso, uma dica é: ao sair de casa, fale em voz alta que trancou a porta. 

Lembre-se do dia

Antes de dormir, repasse tudo o que aconteceu no dia e tente lembrar dos detalhes. Além disso, associar exercícios de estimulação de memória às tarefas da rotina pode ter um efeito melhor, sugerem estudos. 

Como cuidar bem do cérebro

Algumas doenças, como Alzheimer, tem como primeiros sintomas a perda de memória. Para se prevenir, o Ministério da Saúde recomenda alguns hábitos saudáveis para colocar em prática. Confira:

Continua depois da publicidade

  • Ter uma vida ativa e com objetivos;
  • Praticar atividade física regular por pelo menos por 150 minutos por semana;
  • Controlar os fatores de risco cardiovascular, como hipertensão e diabetes;
  • Procurar estudar e adquirir conhecimento;
  • Trabalhar sua capacidade de concentração;
  • Dormir bem.

Leia também

Quais são as fases do ciclo do sono e como dormir bem?

As bandas mais antigas que ainda estão em atividade

Ataque de jacaré, decapitação e outras mortes bizarras na Disney

Destaques do NSC Total