O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está se aproximando cada dia mais, com a prova marcada para os dias 3 e 10 de novembro de 2024. Tendo em vista que o Enem carrega muita importância para o ano e o futuro de quem presta a prova, montar um cronograma para esses meses derradeiros de preparação é fundamental para melhorar o rendimento no teste.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp

Por isso, vamos mostrar o que quem vai fazer a prova deve considerar na hora de fazer seu cronograma. Lembrando que a ideia aqui não é fazer um cronograma, e sim mostrar o que é possível fazer para que você monte o seu conforme suas necessidades.

Continua depois da publicidade

Dicas para montar um cronograma para o Enem 

O Enem tem algumas características próprias como prova se comparado com outros vestibulares. Já que é uma prova extensa e que cobra muita compreensão de leitura. Desse modo, mais do que dominar o conteúdo, é preciso ter resistência para manter a concentração. Por isso, toda a preparação precisa levar isso em consideração.

Enfrente as dificuldades 

Cada um tem sua maneira de estudar, e às vezes esse é o maior desafio de muitas pessoas. Por isso, entender o que gera mais dificuldade na leitura de textos, gráficos e imagens pode ser o diferencial na hora da prova. Montar um cronograma que foque em aprimorar isso pode ser a difetença, considerando que o Enem tem 180 questões, somando os dois dias. 

Continua depois da publicidade

Planeje conforme o seu tempo 

Cada um tem uma disponibilidade e um planejamento específico. Teve gente que começou a estudar no começo do ano, ou no mês de maio, seis meses antes da prova. Há também quem vai começar agora ou um mês antes. Evidentemente, o plano não é o mesmo para cada um, nisso, é preciso descobrir o que será mais efetivo, estudar conteúdo ou focar em questões e provas.

Organize sua rotina 

Certamente, estudar sobre todas as matérias de uma vez só só vai causar confusão e cansaço. Por outro lado, estudar a mesma matéria por horas satura e gera pouco assimilamento do que foi feito. Por isso, assim como na escola, o ideal é divir como em uma espécie de grade de horários, onde você intercala temas distintos ao logo do dia e da semana.

Treine a redação 

A redação é a nota mais importante do Enem, podendo ser a diferença entre aprovação ou não.  Nesse quesito não há muito segredo, é escrever conforme a estrutura dessa prova, que é analítica e propositiva e conhecer o que o avaliador pede nessa hora. Uma boa forma de fazer isso é ler os Manuais de Correção e a Cartilha do Participante do INEP, como esse exemplo de 2023.

Continua depois da publicidade

Leia também

Quem são os famosos ligados a Diddy, rapper acusado de tráfico sexual

Os sinais que os meteorologistas buscam na formação de um ciclone tropical

Caso Priscila Belfort: Tudo o que se sabe após 20 anos do desaparecimento da irmã de Vitor Belfort

Destaques do NSC Total