O ciclone tropical é um dos fenômenos naturais que representa mais risco para as pessoas. Já que podem trazer tanto perdas materiais quanto inúmeras mortes em casos mais graves. Assim sendo, perceber essas tempestades com antecedência é fundamental, permitindo com que tanto a população quanto as autoridades se preparem para os estragos.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp
Nesse contexto, os meteorologistas assumem um papel importante ao descobrirem que algum ciclone está vindo e conseguir fazer uma previsão precisa do que vai acontecer. O professor de meteorologia Xingchao Chen fez um artigo no site The Conversation mostrando como esses especialistas fazer essa previsão.
Continua depois da publicidade
Primeiros sinais de um ciclone tropical
Primeiramente, o professor de Penn State fala quais são as pistas iniciais de que um ciclone tropical está por vir. Isso sempre acontece antes das próprias formações em si. Em geral, é possível sentir uma queda na pressão atmosférica e o início da formalção de nuvens circulares e finas que irradiam para fora.
Condições especificas para um ciclone tropical
Depois de notar esses sinais iniciais, Chen explica que os meteorologistas buscam outras condições que são estritamente necessárias para a formação de ciclones tropicais. São elas:
Continua depois da publicidade
Distância da Linha do Equador
Em primeiro lugar, os ciclones tropicais não se formam a menos de 5 graus de distância do Equador. Já que o efeito da Força Inercial de Coriolis, fenômeno responsável pelo movimento circular característico dessas tempestades, é mais fraco se a formação está perto da linha.
Calor na Superfície do mar
Além disso, Chen aponta que para a formação de um ciclone é necessário que a temperatura no oceano precisa ser de pelo menos 26,5ºC. Assim, a água quente traz a energia necessária para que as nuvens de tempestade se movimentam. Ao mesmo tempo que o cicline absorve calor e umidade do oceano.
Instabilidade Atmosférica e Umidade
É primordial para um ciclone tropical que a atmosfera esteja instável. Com isso, o ar quente sobe e continua mais quente que o entorno, algo que permite com que o ar continue subindo e formando nuvens de tempestade. Além disso, o ar precisa estar bastante úmido, já que o ar seco evapora as nuvens e não permite que se formem.
Continua depois da publicidade
*Texto adaptado de material publicado no The Conversation, que possui licença Creative Commons para reprodução. Autoria de Xingchao Chen, professor assistente de metereologina na Universidade de Penn.
Leia também
Com vigília e angústia, entenda como os animais sofrem com o luto
Balança, mas não cai: o que é turbulência em aviões e quais são as causas
Comer nozes todos os dias pode mudar sua vida