A contemporaneidade trouxe consigo transformações financeiras com a adoção de pagamentos digitais. Agilidade, segurança e conveniência são benefícios advindos dessa evolução. A crescente digitalização da economia ampliou os métodos de pagamento como transferências bancárias online, carteiras digitais e cartões de crédito, que ganharam espaço e substituíram os tradicionais, como dinheiro físico, cheques e faturas físicas.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Além de facilitar a vida dos consumidores e reduzir custos operacionais para as empresas, o digital desempenha um papel fundamental na sustentabilidade corporativa, pois diminui o consumo dos recursos naturais e a produção de resíduos.
Como o pagamento digital contribui com a sustentabilidade?
O aumento da sustentabilidade vai além da redução do uso de papel. Ao utilizar o pagamento digital, as empresas contribuem para a preservação ambiental e melhoram a eficiência operacional.
Com menos impressão de documentos, há redução no consumo de papel e também de tinta e energia elétrica para a produção e envio das faturas físicas.
Continua depois da publicidade
O armazenamento digital de informações financeiras reduz espaços físicos para arquivos, o que contribui para um ambiente mais limpo e organizado. A digitalização ainda facilita a gestão de transações e o monitoramento de processos, para uma abordagem transparente.
Em um cenário no qual as empresas buscam cada vez mais o “green money”, a transição para pagamentos digitais é uma estratégia de apoiar as iniciativas sustentáveis, ao mesmo tempo em que oferece um serviço rápido e moderno para os clientes.
Ganhos
As empresas só têm a ganhar com isso, pois a economia da empresa é bem maior na redução de custos operacionais. Isso reforça como o pagamento digital é um motor de transformação positiva para os negócios e para a sociedade.
Isso permite que as empresas alavanquem recursos para investir em outras áreas, como inovação tecnológica ou melhorias em seus outros processos. Essa eficiência financeira resulta em menores preços para os consumidores e maior competitividade no mercado.
Continua depois da publicidade
Com a conscientização sobre a importância de práticas responsáveis, muitas empresas estão percebendo que as soluções digitais financeiras também fortalecem a imagem corporativa como uma marca inovadora e comprometida com a sustentabilidade.
Quais são as formas digitais de pagamento?
As formas digitais de pagamento incluem uma variedade de opções, como cartões de crédito e débito, que são transações rápidas e seguras que dispensam necessidade de papel.
As transferências bancárias online facilitam a movimentação de dinheiro entre contas de maneira ágil e sem o uso de documentos físicos, por isso faturas e cheques não são mais necessários. As carteiras digitais, como PayPal, Google Pay e Apple Pay, oferecem ainda mais conveniência, pois os consumidores realizam pagamentos apenas com cliques nos smartphones.
Outra praticidade são os pagamentos por QR Code, com a tecnologia de escaneamento para transações sem contato físico – empresas e consumidores fazem os pagamentos mais rápido e sem a utilização de papel ou plásticos.
Continua depois da publicidade
Leia mais
Os recursos de segurança que reforçam a proteção do celular
Inteligência Artificial e radiologia: como a tecnologia está revolucionando os diagnósticos médicos