A uva Goethe, que origina diversas variedades de vinhos brancos e espumantes, tem como a casa o Sul catarinense. Isto porque a região tem o título de polo mundial da produção do fruta, devido as características únicas para o seu desenvolvimento. Neste sábado (14), será lançada a 17° edição da Vindima, evento que celebra o início da safra em Urussanga.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Toda a produção mundial de uva e vinho Goethe está concentrada em oito municípios, que compreendem os Vales da Uva Goethe, na região Sul do Estado: Urussanga, Pedras Grandes, Morro da Fumaça, Cocal do Sul, Treze de Maio, Nova Veneza, Içara e Orleans. Ao todo são 60 hectares de vinhedos localizados na região, além de seis vinícolas — quatro situadas em Urussanga, uma em Içara e outra em Orleans.
Veja fotos das uvas e vinhos Goethe em SC
Continua depois da publicidade
Urussanga é considerada a capital catarinense do vinho. A fruta chegou ao município no século XIX, junto a imigrantes italianos, se adaptando ao local e sendo difundida por colonos. Para se chegar a denominação destes vales, foi necessária uma Indicação Geográfica do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), a primeira de Santa Catarina.
— São características únicas que fizeram com que a uva se desenvolvesse bem aqui. Foram analisados critérios como clima, questões pluviométricas, solo e outros fatores. Nós conquistamos o selo de Vales da Uva Goethe, pois possuímos todas as características geográficas favoráveis para o desenvolvimento da fruta, diferente de qualquer outro lugar no mundo — explica Andréa Vargas, bióloga e secretária da associação de produtores de uva e vinho Goethe (ProGoethe).
Produção do vinho Goethe
Conforme Giselda Trento Mazon, produtora e administradora de uma vinícola em Urussanga, as frutas são apanhadas dos parreirais entre janeiro e fevereiro. Já os vinhos, geralmente, ficam prontos entre junho e julho.
— O primeiro resultado é o “vinho tranquilo”. Após isso é feita a separação para a elaboração dos frisantes, que são os vinhos com o gás, colocado na hora do engarrafamento de forma artificial. Depois de pelo menos oito meses, ocorre a segunda fermentação, dentro da própria garrafa, gerando o espumante — explica Giselda.
Continua depois da publicidade
Após os vinhos ficarem prontos, eles são analisados por uma banca examinadora formada por enólogos, enófilos, consumidores e apreciadores. São observadas características como cor, sabor e aroma. Com essa análise e aprovação da comissão, os produtos recebem o selo dos Vales da Uva Goethe.
As tipificações de cores dos vinhos são originadas justamente da uva. No caso da Goethe, a fruta possui tons esverdeados e rosados. Com isso, a bióloga Andréa Vargas explica que são produzidos prioritariamente vinhos brancos, além dos espumantes.
— Os produtos produzidos com goethe só podem, e devem, ser vinhos brancos. As cores variam conforme o método usado, podendo ter um tom esverdeado, amarelado ou até dourado. Já o vinho rosé não é uma das opções, pois ele só pode ser feito com a combinação de uva goethe com a bordô. O nosso diferencial mundialmente é o vinho goethe — complementa.
17° Vindima
No sábado (14), será oficialmente lançada a 17° edição da Vindima da Uva Goethe, em Urussanga. O evento celebra o início da safra e será aberto ao público. Ele acontece na Praça Anita Garibaldi, no Centro de Urussanga, às 16h.
Continua depois da publicidade
A Vindima é realizada por meio de uma parceria entre Sebrae/SC, Prefeitura de Urussanga e a Associação dos Produtores de Uva e Vinho Goethe (ProGoethe).
Programação da Vindima
- Lançamento da Vindima, na Praça Central de Urussanga, das 16h às 21h (14 de dezembro de 2024)
- Colheita Simbólica, na Pousada Vale dos Figos, às 9h (9 de janeiro de 2025)
- Vinícolas e Restaurantes abrem as portas para apresentar vinhos e gastronomia (11 de janeiro a 9 de fevereiro de 2025)
- Passeio de Maria Fumaça – Expresso Goethe (12 de janeiro a 19 de janeiro de 2025)
- Celebração da Missa da Colheita, na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, em Urussanga (23 de janeiro de 2025).
Leia mais
FOTOS: Onde visitar os Vales da Uva Goethe em Santa Catarina
Trazida por imigrantes italianos, uva Goethe coloca Sul de SC no cenário do vinho nacional