Uma operação conjunta das forças de segurança resultou na prisão de 16 pessoas por comércio ilegal de produtos esportivos falsificados, nesta terça-feira (4), em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina. Um adolescente também foi apreendido durante a ação.

Continua depois da publicidade

A ofensiva foi deflagrada pela Polícia Civil por volta do meio-dia, com apoio da Guarda Municipal e da Polícia Militar. O objetivo foi reprimir o crime de utilização indevida de símbolos e marcas oficiais de entidades esportivas, especialmente clubes de futebol.

Segundo a Polícia Civil, desde o fim de 2025 já vinham sendo realizadas ações de fiscalização e prevenção relacionadas ao comércio de itens falsificados. A conduta é considerada crime pela Lei Geral do Esporte (Lei nº 14.597/2023), com pena prevista de dois a quatro anos de reclusão.

Até o momento, mais de 1,5 mil produtos foram apreendidos, a maioria camisetas de futebol, com destaque para itens associados à Associação Chapecoense de Futebol. Conforme a investigação, nenhum dos materiais possuía autorização das entidades esportivas para comercialização.

A Polícia Civil alerta que expor à venda, guardar ou comercializar produtos falsificados de entidades esportivas configura crime e pode resultar em prisão. As fiscalizações devem continuar por meio da força-tarefa “Protetores”, coordenada pela Diretoria de Polícia de Fronteira (Difron).

Continua depois da publicidade