Um dos momentos de maior atenção dos motoristas é na hora de abastecer o veículo. Com preços elevados, esse item pesa bastante no orçamento, por isso é importante pesquisar não apenas o valor mais em conta, mas checar a qualidade da gasolina ou etanol para não ter problemas mecânicos. Veja como descobrir se o combustível do carro pode estar adulterado.
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A adulteração de combustível mais comum é a adição de etanol na gasolina acima dos 30% permitidos pela legislação brasileira. Além disso, a diluição de água ou nafta também estão no topo da lista alterações prejudiciais ao motor do carro.
Nesta quinta-feira (28) uma operação policial buscou desarticular um esquema bilionário envolvendo fraudes em combustíveis. De acordo com as investigações, casos de sonegação bilionária e a inclusão de metanol nas bombas, uma substância altamente inflamável e de difícil identificação. As quadrilhas estariam ligadas ao PCC e atuavam também na compra de fazendas e transportadoras.
Confira como identificar se o combustível do seu carro
Segundo especialistas, um dos principais “sintomas” de combustível adulterado no veículo é o consumo elevado. Para quem percorre os mesmos trajetos diariamente essa diferença é sentida rapidamente, pois a gasolina ou o etanol vão embora cerca de 30% mais rápido. Veja outras formas de verificar:
- Perda de potência do motor;
- Dificuldade na partida;
- Engasgos e falhas;
- Ruídos estranhos no motor;
- Odores estranhos saindo do escapamento;
- Cheiro de solvente ou querosene;
- Luz no painel indicando algum problema na injeção.
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É possível ainda observar outros aspectos. Por exemplo: a gasolina deve ter uma coloração mais clara. Se estiver marrom, verde ou preta é um sinal de adulteração. O consumidor também precisa ficar de olho se o selo do Inmetro está visível nas bombas e, se necessário, pedir o teste de vazão, para verificar se a quantidade de combustível que foi pago está correta.
Se identificada alguma adulteração no combustível, a recomendação é não andar com o veículo e denunciar ao Procon imediatamente. Além disso é importante revisão constante, além de, em casos como esse, levá-lo a um mecânico profissional para avaliação do motor




