Santa Catarina é reconhecida a nível nacional pelos indicadores favoráveis na segurança — e essa é a percepção que o Carnaval de Rua da capital do estado está se empenhando para levar adiante. Por isso, os trabalhos de organização começam muito antes da festa. Afinal, a expectativa para este ano é de que o público que vai curtir os shows de atrações como Ferrugem, Jammil, Gloria Groove, MC Davi e MC Pedrinho, além de uma série de nomes locais, supere as mais de 1,5 milhão de pessoas registradas no ano passado.
Continua depois da publicidade
Assim, para que a festa ocorra com responsabilidade, também são realizadas ações de sustentabilidade e de cuidado com o público, de forma mais ampla.
Segurança no Carnaval demanda atuação integrada
Na segurança, são realizadas atividades como estudos de fluxo, dimensionamento de público e análise de risco, segundo Fernando Ligório, fundador e CEO do Grupo 4ZERO4, que organiza o Carnaval de rua de Florianópolis neste e no próximo ano.
— Cada arena e bloco possui um plano específico, com controle de acesso, equipes treinadas, monitoramento constante e protocolos claros de atuação. A prioridade é garantir que o público possa aproveitar a festa com tranquilidade — detalha.
A organização trabalha em conjunto com a prefeitura e os órgãos responsáveis para que o público que vai frequentar as 9 arenas espalhadas pela cidade possam aproveitar a folia com segurança. Para isso, é preciso integração total com os órgãos responsáveis, na opinião de Ligório.
Continua depois da publicidade
— A realização do Carnaval de Rua só é possível graças a uma atuação integrada com a prefeitura, forças de segurança, defesa civil, corpo de bombeiros, órgãos de trânsito e equipes de saúde. Esse trabalho conjunto garante alinhamento, tomada de decisão rápida e respostas eficientes durante toda a operação — completa.
Todos os pontos do evento contam com protocolos claros para situações de emergência, definidos em conjunto com os órgãos competentes. As equipes são treinadas para agir em situações de emergência e serão disponibilizados canais diretos de comunicação, planos de evacuação e atuação rápida para garantir a segurança do público em qualquer cenário, garante a organização.
Plano de sustentabilidade para redução de resíduos nos dias de festa
Com o aumento do consumo de bebidas nas áreas próximas das arenas, o trabalho foca não somente na segurança, mas em ações que promovam um Carnaval de rua mais sustentável, reduzindo o acúmulo ou destinação incorreta de resíduos durante os dias da folia. Uma Floripa limpa causa uma boa impressão para que os turistas retornem e participem da festa novamente no futuro.
— O Carnaval incorpora práticas voltadas à redução de resíduos e ao cuidado com o espaço público. Isso inclui planejamento de limpeza reforçado, orientação ao público, apoio a cooperativas e ações de organização do descarte, além de uma montagem pensada para minimizar impactos e facilitar a desmontagem e a recuperação dos espaços após a festa — explica o CEO.
Continua depois da publicidade
Estratégia de acessibilidade e inclusão
Florianópolis é uma cidade diversa, e o Carnaval de rua busca democratizar o acesso à cultura para todos. Pensando nisso, a acessibilidade e a inclusão fazem parte do planejamento do Carnaval, considerando tanto a ocupação dos espaços públicos quanto a experiência do público ao longo da festa.
Nas arenas do Centro e de Santo Antônio de Lisboa, serão disponibilizados pontos específicos de apoio à acessibilidade, com monitores treinados para auxiliar pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida durante o evento, oferecendo orientação e suporte conforme a necessidade.
— Também teremos intérpretes de Libras atuando junto aos trios elétricos no Centro e em Santo Antônio, ampliando o acesso das pessoas surdas à programação artística e garantindo uma vivência mais inclusiva da festa — ressalta.
A comunicação do evento traz conteúdos adaptados nas redes sociais, linguagem clara e orientações objetivas, para que o público consiga se informar e planejar sua participação com mais autonomia.
Continua depois da publicidade
— Nosso objetivo é avançar continuamente na construção de um Carnaval cada vez mais democrático, acolhedor e consciente, respeitando as características de cada território e garantindo uma festa segura e acessível para todos — conclui.
O Carnaval é uma construção contínua. Com a experiência de 2025, cuja festa também foi organizada pelo Grupo 4ZERO4, foi possível aprimorar o planejamento antecipado, reforçar a comunicação com o público, ajustar fluxos, ampliar equipes estratégicas e investir ainda mais em organização e segurança.
Lembrando que importunação sexual é crime! Aproveite a festa com responsabilidade.

