Celulares roubados ou furtados começarão a receber nesta semana mensagens para orientar a devolução dos aparelhos. A medida é parte do programa Celular Seguro, do governo federal. As informações são do portal g1.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Os avisos chegarão por WhatsApp ou SMS com orientações para que quem estiver portando o celular devolva o aparelho em uma delegacia. A intenção é localizar quem comprou um telefone sem saber do episódio de furto ou roubo.
Como a intenção é alertar e orientar quem possa estar com um celular roubado ou furtado sem saber, as mensagens não devem ter tom intimidador, como menções a possíveis processos por receptação, por exemplo.
A medida é inspirada em um programa do governo do Piauí, que afirma ter recuperado mais de 1 mil celulares nos três primeiros meses do ano passado com essa estratégia. Agora, o plano está sendo adotado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Continua depois da publicidade
O programa Celular Seguro tem 2,6 milhões de usuários e auxiliou na emissão de 121 mil alertas de bloqueio de aparelhos desde o lançamento, em dezembro de 2023.
Como será o aviso do Celular Seguro
Até dezembro de 2024, o Celular Seguro só permitia o bloqueio total do aparelho, o que dificultava a localização por parte da polícia. Agora, uma nova atualização adicionou um “Modo de Recuperação”, em que são bloqueados apenas o chip e as contas de aplicativos parceiros do programa.
A partir do “Modo de Recuperação” é possível configurar um novo chip no celular roubado ou furtado. Quando ele se conecta à rede de uma operadora, é possível identificar que há uma restrição e enviar a mensagem por SMS ou WhatsApp. É essa mensagem que passará a ser enviada nesta semana.
A iniciativa é possível por meio do IMEI, um código de identificação do aparelho que nunca é alterado.
Continua depois da publicidade
Como se cadastrar no Celular Seguro
- Baixe o aplicativo do Celular Seguro para Android ou iPhone (iOS)
- Faça o login com a conta gov.br
- Clique em “Registrar telefone”
- Selecione “Cadastrar telefone”
- Insira os dados do celular (número, operadora, marca) e, se quiser, uma pessoa de confiança
- Clique em “Cadastrar”
- Para indicar uma pessoa de confiança, clique em “Pessoas de confiança” na tela inicial e, depois, em “Cadastrar contato”. Insira os dados e confirme em “Cadastrar”.

