A cidade que mais cresce em número de moradores em Santa Catarina e tem recebido investimentos bilionários agora também ganhará um bairro planejado, que tem por objetivo favorecer a mobilidade urbana e otimizar serviços. As obras de implantação da infraestrutura foram iniciadas em dezembro de 2023 e são coordenadas pela Riviera Santa Maria — que dá nome ao bairro em Itapoá, no Norte catarinense. O valor de investimento ainda não foi informado.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp

O Riviera Santa Maria ficará de frente ao mar, na região central do município. Projetado pelo arquiteto Jaime Lerner, ex-governador do Paraná que morreu em 2021, o espaço compreende uma área de 1,3 milhões de metros quadrados. Raul Ivan Delavy, um dos diretores executivos do projeto, explica que o empreendimento se baseia no conceito de cidades compactas, aproximando moradia, trabalho e lazer a fim de trazer mais qualidade de vida ao cidadão.

Cidade que mais cresce em SC tem investimentos bilionários e 20 prédios em construção

Raul destaca que o objetivo é o de mesclar usos urbanos de habitação, comércio e serviços às áreas destinadas ao lazer e entretenimento sem deixar de lado e priorizar também a infraestrutura verde e a sustentabilidade ambiental.

Continua depois da publicidade

— Através da criação de espaços públicos de qualidade e equipamentos urbanos referenciais, visamos reforçar a identidade do município e valorizar os cenários naturais existentes — explica.

Neste sentido, o bairro projeta “marcos urbanísticos” em seu projeto e contará com pontos de encontro, parques públicos, amplo calçadão ao centro, um open mall (shopping aberto), praia e jardim botânico.

Tecnologia na infraestrutura e espaço para moradia

Outro ponto que se destaca no projeto é a infraestrutura proposta, que possui rede elétrica subterrânea, coleta de esgoto a vácuo, vias com passeios largos e bem dimensionados, arborização, ciclovias e ciclofaixas, e a busca por tecnologias que minimizem o impacto de implantação do projeto, como pisos drenantes, iluminação em LED, captação e aproveitamento da água de chuva, além de telhados e paredes verdes.

Continua depois da publicidade

O diretor-executivo do Riviera Santa Maria ainda aponta que boa parte da área explorada será mantida como preservação permanente, mas com um bom espaço destinado para construção de apartamentos.

O que faz de Itapoá a cidade que mais cresceu em SC em 12 anos

O empresário explica que o crescimento da procura por imóveis à beira-mar que vem ocorrendo em todo o país, aliada à proximidade de Itapoá aos grandes centros econômicos do Paraná e de Santa Catarina, vem ocasionando grande pressão imobiliária por novas moradias no município.

— E a Riviera Santa Maria visa atender parte dessa alta demanda por moradias de forma planejada e moderna, tendendo a se tornar num futuro próximo referência em urbanismo em toda a região. O diferencial deste projeto urbanístico está no fato de ser disruptivo e atemporal — complementa.

Bairro planejado de Itapoá ficará na região central, entre a Avenida Brasil e Rua João Horário Vieira

A modelagem proposta apresenta apenas lotes de grandes dimensões voltados para à incorporação de condomínios verticais que. pelas suas proporções, permite estimar seu valor geral de vendas acima de R$ 25 bilhões ao longo da implantação.

Continua depois da publicidade

— Nosso compromisso é deixar um legado para a cidade de Itapoá, criando um ambiente que promova a qualidade de vida e a sustentabilidade ambiental e social, dotado de tecnologias que realizem estes objetivos — finaliza.

Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC.

Leia também

Câmara aprova Orçamento de R$ 5 bilhões para Joinville em 2024

A empresa de Joinville que está ajudando a aviação internacional em plano de sustentabilidade

Empreendedoras de SC unem empoderamento e luta contra o preconceito com cabelos cacheados

Destaques do NSC Total