nsc
    hora_de_sc

    Mobilidade

    Como será o trânsito na Ponte Hercílio Luz em Florianópolis

    Ponte será reinaugurada no dia 30 de dezembro e nos primeiros meses terá tráfego preferencial para ônibus

    13/12/2019 - 15h17 - Atualizada em: 03/01/2020 - 12h43

    Compartilhe

    Lucas
    Por Lucas Paraizo
    Ponte
    Cronograma do tráfego na Ponte Hercílio Luz foi apresentado pela prefeitura de Florianópolis
    (Foto: )

    Com a reinauguração da Ponte Hercílio Luz marcada para o dia 30 de dezembro, Florianópolis já definiu como vai utilizar a estrutura para melhorar a mobilidade da Capital e dos entornos. Com um projeto municipal e estadual que envolve a valorização da ponte como um cartão-postal pelo seu lado histórico e arquitetônico, a Hercílio Luz também é vista como a chance de Florianópolis desafogar as pontes Pedro Ivo e Colombo Salles, além de servir como um marco no sentido da priorização para o transporte coletivo na Capital.

    O cronograma divulgado pela prefeitura de Florianópolis sobre o trânsito na ponte começa no dia 21 de dezembro, com a entrega de obras do município nas duas cabeceiras. Também é no dia 21 de dezembro que começa a circular uma nova linha de ônibus, chamada de Linha Ponte Viva, que será circular entre o Centro e a cabeceira da Ponte Hercílio Luz na Ilha, no Parque da Luz. A linha será gratuita até o dia 13 de janeiro, como uma forma de incentivar a população a deixar o carro em outros locais do Centro e usar o ônibus para visitar a ponte.

    O transporte coletivo vai começar a cruzar a Hercílio Luz oficialmente no dia 13 de janeiro com 12 linhas municipais. No dia 3 de fevereiro serão mais 10 linhas adicionadas ao tráfego da ponte — inclusive três novas, que ligarão os bairros Jardim Atlântico, Abraão e Capoeiras ao Centro.

    Todo o cronograma está planejado, mas a prefeitura destaca que as novas etapas dependem da avaliação das anteriores, então o resultado positivo ou negativo de uma liberação nas primeiras semanas, por exemplo, pode impactar a previsão dos próximos passos.

    A expectativa de prefeitura é de que até o dia 2 de março 72 mil passageiros que entravam na Ilha em ônibus pela Ponte Pedro Ivo estejam utilizando a Hercílio Luz, com base nos números atuais do transporte coletivo. Isso reduziria em 30% o número de passageiros/dia nas pontes atuais. O desejo do município é elevar esse número para 100 mil até o fim de 2020.

    A Ponte Hercílio Luz também fará parte do novo plano de contingência das pontes Pedro Ivo e Colombo Salles, portanto ela poderá ser usada em caso de interdições graves no trânsito de Florianópolis.

    Ponte Hercílio Luz
    Reinauguração da Ponte Hercílio Luz será no dia 30 de dezembro
    (Foto: )

    Carros só no segundo semestre de 2020

    A prefeitura de Florianópolis trata o trânsito de veículos particulares na Ponte Hercílio Luz como algo a ser evitado inicialmente. Táxis, caminhões e ônibus estão previstos no planejamento, mas carros particulares (e de motoristas por aplicativo também) devem entrar no cronograma somente no segundo semestre de 2020, e mesmo assim com algumas regras.

    Conforme o prefeito Gean Loureiro e o secretario de Mobilidade, Michel Mittmann, a ideia é avaliar maneiras de incentivar o uso da ponte somente por veículos compartilhados. A prefeitura pretende estudar formas de controlar o acesso para carros cadastrados que tenham no mínimo duas pessoas dentro, com algum tipo de autorização para um número determinado de carros — mais ou menos como era feito na Base Aérea, no Sul da Ilha. O controle seria feito por câmeras que multariam os carros não autorizados.

    Além disso, já está definido que no segundo semestre de 2020, quando os carros entrarem no planejamento da ponte, o tráfego deve ser 100% para os veículos particulares em horários alternativos, como entre 21h e 6h.

    Confira o cronograma completo do trânsito na Ponte Hercílio Luz

    21 de dezembro

    - Prefeitura de Florianópolis planeja entregar as obras municipais nas duas cabeceiras da Ponte Hercílio Luz

    - Início da operação da Linha Ponte Viva, ônibus municipal que vai fazer um trajeto circular entre o Centro de Florianópolis e a cabeceira da Ponte, no Parque da Luz. Tarifa gratuita.

    30 de dezembro

    - Inauguração oficial da Ponte Hercílio Luz, com início dos eventos para o público e sem tráfego de veículos. Ponte aberta para pedestres e ciclistas.

    5 de janeiro

    - Linha Ponte Viva passa a atravessar a Ponte e seguir até o Continente, no Estreito e Balneário. Tarifa ainda gratuita.

    13 de janeiro

    - Início da operação do transporte público da Capital na Ponte Hercílio Luz. Serão 12 linhas, sendo uma convencional, três executivas municipais e oito intermunicipais. Linhas de turismo também iniciam a operação, assim como os carros oficiais (ambulâncias e viaturas policiais e dos bombeiros).

    3 de fevereiro

    - Liberação de mais linhas de transporte coletivo na Ponte Hercílio Luz. Dez novas rotas vão passar pela ponte, entre elas três novas: Capoeiras/Centro, Abraão/Centro e Jardim Atlântico/Centro.

    - Liberação de táxis para tráfego na Ponte Hercílio Luz.

    17 de fevereiro

    - Mais três linhas de ônibus convencional municipal passam a operar na ponte.

    - Ônibus escolares passam a transitar na Hercílio Luz.

    2 de março

    - Início da operação de novas linhas de ônibus intermunicipais da Grande Florianópolis a partir da implantação de uma nova rota que passará pela Ponte Hercílio Luz em direção à Rua Hoepcke e Avenida Rio Branco.

    16 de março

    - Mais 35 linhas de ônibus convencional intermunicipal da Grande Florianópolis passam a operar entrando na Ilha através da Ponte Hercílio Luz.

    - Caminhões de carga (sem limite de peso) são autorizados a usar a Hercílio Luz. Prefeitura vai implantar um sistema de controle e categorização, com restrições de horário.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas