Um robô pequeno, mas capaz de ajudar em uma questão muito importante, os alagamentos, foi adquirido pela prefeitura de Rio do Sul, no Alto Vale, por R$ 225 mil. A tecnologia começou a ser testada nesta semana para inspecionar redes de drenagem. A cidade não possui um acervo sobre as tubulações, principalmente as mais antigas, o que dificulta vistorias e manutenções.
Continua depois da publicidade
Com o “robozinho” operado por controle remoto os técnicos da secretaria de Infraestrutura conseguem visualizar o interior dos tubos. O modelo tem câmeras com movimentos de 180° e 360° e autonomia para percorrer até 150 metros em tubulações a partir de 30 centímetros de diâmetro.
— Temos redes que passam embaixo de construções que precisam ser vistoriadas e este equipamento pode ajudar de diversas formas — avalia o secretário de Infraestrutura, Fernando César Souza.
A tecnologia permitirá mapear a rede de drenagem pluvial, identificando diâmetro das tubulações, danos e obstruções, além de auxiliar nas intervenções e consertos de forma mais precisa. A compra foi possível por conta de um recurso obtido por emenda parlamentar.
Veja fotos
Leia mais
Família de Timbó abriu empresas e enriqueceu às custas de fraudes na prefeitura, diz polícia
Continua depois da publicidade




