As ruas têm nomes de cidades alemãs, a vista panorâmica encanta e as mansões chamam a atenção de quem passa por lá. Como em uma contradição social — afinal, áreas de encosta normalmente são associadas à pobreza —, é em um morro de Blumenau que estão alguns dos principais super-ricos do município. Às margens da Rua Hasselfelde, na Ponta Aguda, verdadeiros palacetes foram erguidos ao longo das últimas décadas e formaram o local que hoje é conhecido como Portal da Saxônia.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

Mas, afinal, como que os milionários blumeuenses foram parar lá? De acordo com a historiadora Sueli Petry, um combo de ao menos três motivos explica a saída de moradores das áreas planas rumo ao morro: enchentes, mobilidade urbana e a vista privilegiada do local. Esses fatores fizeram com que o Portal da Saxônia, localizado a menos de três quilômetros do coração da Rua XV de Novembro, em plena região central de Blumenau, prosperasse enquanto condomínio dos ricaços.

Em 1957 e 1961, vale lembrar, Blumenau enfrentou duas grandes enchentes. No primeiro ano, por exemplo, foram quatro cheias registradas, sendo que a pior de todas atingiu o patamar de 13,07 metros, o que faz com que a água do Rio Itajaí-Açu invada a Beira-Rio e atinja ruas importantes como a Presidente Getúlio Vargas e Namy Deeke. Além disso, esse nível inunda praticamente toda a região da Alameda Rio Branco, Victor Konder e Ribeirão Fresco, justamente onde moravam os mais abastados.

O que é megaobra flagrada por drone em plena região central de Blumenau; FOTOS

Continua depois da publicidade

Veja fotos do Portal da Saxônia

Naquela década, duas importantes estruturas de mobilidade urbana também foram construídas em plena região central, dando mais agilidade ao fluxo de ida e vinda dos moradores: em 1951, a Ponte dos Arcos, com 160 metros de comprimentos, foi erguida entre a Rua Itajaí, no Vorstadt, e a República Argentina, na Ponta Aguda. Seis anos mais tarde, em 1957, o governo municipal entrega a obra da Ponte Adolfo Konder, entre a Avenida Beira-Rio e o bairro Ponta Aguda.

Casa centenária onde morou família de visionário do setor têxtil em Blumenau resiste ao tempo

Somam-se esses dois pontos ao fato de que o Portal da Saxônia tem uma das principais vistas de Blumenau e se tem a explicação para o fenômeno de ocupação da região que começou na década de 1970.

— Até então a região da Ponta Aguda não era tão urbanizada, mas por conta de todos esses fatores os endinheiros da cidade começaram a olhar com mais atenção para lá. As enchentes de 1957 e 1961 contribuíram muito para isso também — explica a historiadora Sueli Petry.

Continua depois da publicidade

Imóveis à venda revelam o luxo do Portal da Saxônia

Uma rápida passada em imobiliárias revela que não há imóveis com menos de sete dígitos à venda e os corretores não poupam adjetivos às casas “de alto padrão” à venda. 

Uma delas, anunciada pela bagatela de R$ 6 milhões, mostra uma verdadeira mansão, com direito adega climatizada para 600 garrafas de vinhos e espumantes, além de 700 metros quadrados de área construída, com sala de jantar digna de filme e área de festas particular para até 28 convidados.

Outras mais “simples”, digamos”, custam pelo menos R$ 2 milhões e têm desde vista panorâmica da cidade, até salão de jogos, ambiente rústico, quartos espaçosos e requintados, além de uma arquitetura que remete justamente a décadas passadas.

Leia também

Top model sai de Balneário Camboriú, entra em mutirão de faxina no RS e vira exemplo

Magnata russo presenteia catarinense no Dia dos Namorados com bolsa mais cobiçada do mundo