nsc
nsc

Inspiração

Como uma pequena gráfica se tornou uma das maiores empresas de material escolar do Brasil

Há 37 anos no mercado, a empresa Leonora reescreve sua história a cada dia, pautada na inovação e na democratização de produtos de qualidade

18/06/2021 - 16h40 - Atualizada em: 23/06/2021 - 12h13

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
Leonora, empresa de materiais escolares, de escritório e papelaria
A empresa, fundada em 1984, conta hoje com mais de 11 mil pontos de vendas por todo o país
(Foto: )

Há quem diga que a vida tem a cor que se pinta. E, se assim for, histórias inspiradoras, como a de Alberi Antonio Rodrigues, trilham uma caminhada colorida nos mais variados tons. Movido pelo sonho de inovar e de ampliar as perspectivas de crescimento profissional, o empresário atravessou o Brasil em 1984, partindo do Paraná em direção a Rondônia.

Consigo, carregou uma máquina de tipografia e o propósito de gerar novas oportunidades em um novo lugar, acompanhado também de colaboradores que acreditaram e compartilharam o mesmo propósito. 

Foi então que, no Norte do país, Sr. Alberi fundou a Gráfica Leonora - nome dado em homenagem à mãe, figura emblemática e bastante presente em sua caminhada - que se transformou através do tempo, e atualmente está entre as principais importadoras do ramo de material escolar, de escritório e papelaria.

Na época, a cidade de Vilhena (RO), estava ainda em desenvolvimento e foi o local escolhido pelo Sr. Alberi para a instalação da gráfica. Com muito trabalho e dedicação desde o início das operações, em três anos, a Leonora conquistou seu primeiro prédio próprio, onde se iniciou a fabricação de blocos e guias de recebimento e de pagamento de impostos, que eram fornecidos para todo o estado de Rondônia.

> Sistema de recompensa para comércio local ajuda a atrair e a fidelizar clientes; entenda

Com seu espírito empreendedor e na busca constante por novidades, no início dos anos 1991, o empresário visitou, pela primeira vez, uma feira de material escolar e de escritório, onde se encantou com o setor e adquiriu uma fábrica de cadernos, também instalada em Vilhena. Assim, a empresa passou a comercializar esses produtos nas regiões Norte e Centro-Oeste.

Disposto a diversificar os negócios, o empresário também foi o responsável por trazer, em 1995, um produto até então inédito no país: os formulários contínuos. A ideia surgiu após a participação em uma feira internacional do segmento, e após isso, a Leonora iniciou essa produção, consolidando o pioneirismo da marca, que foi a primeira do Norte do país a fornecer esse tipo de formulário.

Divulgação | Leonora
Para o fundador da Leonora, Sr. Alberi Antonio Rodrigues, a empresa deve estar em constante atualização.
(Foto: )

— Na Leonora estamos sempre buscando novas oportunidades, nós não paramos. Estamos sempre "apertando o F5". Fazendo diferente nós vencemos adversidades e encontramos formas de nos reinventar e nos fortalecer — destaca Sr. Alberi, fundador da Leonora.

Crescimento e novos negócios: A marca Leonora expande suas fronteiras

Nesse ambiente de coragem e vanguarda, a Leonora foi sendo construída. Para o empresário, cada dificuldade enfrentada se transformava em uma oportunidade de crescimento e de expansão, de explorar o novo e de edificar o futuro em bases sólidas.

Assim, a Leonora, que já comercializava seus produtos para além dos estados do Norte, chegou aos anos 2000 com sua primeira filial, em Manaus (AM), que até hoje tem papel fundamental na logística de distribuição dos produtos, que são enviados para todos os cantos do país.

Leonora, filial em Manaus
Registro da primeira filial da Leonora, na cidade de Manaus (AM), inaugurada nos anos 2000.
(Foto: )

Vislumbrando novos horizontes, foi nesse período que a Leonora se desprendeu das atividades fabris e passou a importar produtos – material escolar e de escritório – de outros países. Em 2008, Sr. Alberi fez o caminho de volta para o Sul, onde abriu a sede da Grande Florianópolis, em Palhoça (SC), tornando-se, em pouco tempo, importante referência no mercado do estado e da região, aquecendo a economia local.

Democratizando o acesso a produtos de qualidade

O novo capítulo da empresa, marcado pelo início das importações e da abertura da sede da Leonora em Santa Catarina, resultou também no desenvolvimento e lançamento de duas marcas da Leonora: a Leo&Leo e a Jocar Office – linha de material escolar infantil e linha de papelaria para escritório, respectivamente.

Por meio da pesquisa constante de tendências, de hábitos de consumo e de comportamento de mercado, a segmentação das marcas e a construção de identidades próprias se consolidou. A Leo&Leo tem como foco o público infantil, em idade escolar, por isso oferece materiais lúdicos, coloridos, que contribuem com o desenvolvimento das crianças, tanto na escola, quanto em atividades de lazer. Já a Jocar Office foi criada para ser uma opção que unisse funcionalidade e beleza para o dia a dia de quem trabalha em escritórios e para estudantes jovens e adultos.

Desse modo, a Leonora se faz presente em diversos momentos e etapas da vida das pessoas, antecipando o que está em alta no mercado, democratizando o acesso a produtos inovadores e de qualidade, mantendo preços atrativos e, assim, contribuindo com a evolução do setor e despertando a criatividade de pessoas de todas as idades.

Escritório Leonora
A Leonora fortalece também o senso de pertencimento entre os colaboradores, que atuam na empresa compartilhando o mesmo propósito.
(Foto: )

 — Em conjunto com nossos colaboradores, definimos que o propósito da Leonora é criar experiências que proporcionam felicidade. Quando desenvolvemos produtos com ótimo custo-benefício e tornamos acessíveis, estamos cumprindo com o nosso propósito — afirma o fundador.

De todas as cores: LeoArte surge para compor as novas marcas

Na Leonora, inovação e tecnologia andam lado a lado com sonhos e ideais. Dessa união – e com o crescimento das linhas Leo&Leo e Jocar Office – nasceu a LeoArte, em 2019, reflexo da evolução da marca que conquistou espaço no mercado e credibilidade junto aos consumidores.

Propondo uma linha mais artística, a LeoArte apresenta ferramentas que não somente facilitam as atividades, como ajudam a aflorar a criatividade de artesãos e pessoas que gostam de trabalhos manuais. E assim, com o desejo de inspirar pessoas, a Leonora se renova de maneira constante.

Uma gigante em constante avanço

Mantendo latente o DNA visionário e pioneiro de seu fundador, Sr. Alberi, a empresa expandiu também para o universo digital. Com resiliência, em meio ao período turbulento da pandemia, no último ano, a companhia desenvolveu a Leonora Shop, um e-commerce que encurta distâncias e leva os produtos Leonora até a casa dos consumidores.

Foto aérea Leonora
A Leonora está presente em 11 mil pontos de vendas em todo o Brasil.
(Foto: )

Já no início de 2021, se uniu à FCJ, maior venture builder da América Latina, para criar a Leonora Ventures, uma empresa de fomento de novas ideias de educação e varejo, para promover a aproximação entre grandes organizações e startups e, desse modo, ajudar a desenvolver novas ideias e novos empreendimentos. Para conhecer os benefícios da Leonora Ventures e cadastrar sua startup, acesse www.leonoraventures.com.br.

Na Leonora, o futuro se constrói todos os dias

Hoje, a Leonora está presente em 11 mil pontos de vendas em todo o Brasil, conta com uma sede, duas filiais e cerca de cem colaboradores; um centro próprio de logística, em Palhoça, e uma filial de logística no Espírito Santo.

Ainda que somando os 37 anos de existência, a história da Leonora está apenas começando. Tendo como base o objetivo de se manter em movimento, a empresa é construída diariamente pelo trabalho de colaboradores, pela parceria dos fornecedores e pela confiança dos clientes, se renovando com o objetivo de fornecer ao mercado produtos de qualidade.

Acesse o site da Leonora e confira os produtos da marca.

Leia também

Disciplina Positiva: 5 princípios básicos da educação

Inteligência Artificial torna Hospital São José de Jaraguá do Sul destaque nacional

Votação online em reuniões de condomínio pode se tornar uma alternativa permanente

Colunistas