nsc
    dc

    Farmacêutico querido

    Comunidade de Garopaba lamenta morte de ex-vereador: "ajudou muita gente"

    Jovino fundou a primeira farmácia legalizada do município e foi vereador por cinco vezes

    18/10/2020 - 17h05 - Atualizada em: 18/10/2020 - 17h08

    Compartilhe

    Bianca
    Por Bianca Bertoli
    Vítima de possível latrocínio tinha 85 anos
    Vítima de possível latrocínio tinha 85 anos
    (Foto: )

    Um homem humilde, simpático e bondoso. Assim diversos moradores de Garopaba descrevem Jovino Piucco, morto durante um suposto assalto à casa dele neste domingo (18). Apesar das cinco legislaturas na Câmara de Vereadores, o idoso de 85 anos é lembrado principalmente pela ajuda à comunidade como farmacêutico.

    > Quer receber notícias por WhatsApp? Inscreva-se aqui

    Jovino chegou à cidade em 1955 para montar a própria farmácia, a primeira legalizada quando Garopaba ainda pertencia à Comarca de Palhoça. Tornou-se vereador na primeira eleição municipal após a emancipação política, em 1962. No entanto, foi atendendo à população dentro do próprio estabelecimento que ganhou o carinho de muitos.

    Dono de farmácia em uma época em que o acesso a consultas médicas era mais difícil, o profissional acabou se tornando “um médico” para os clientes. Pelas redes sociais, moradores lamentaram a morte do idoso e dividiram memórias que possuem sobre a história de Jovino com a cidade.

    “Muito triste, ele foi um farmacêutico muito bom, ajudou muita gente pobre da época que não tinha dinheiro pra comprar remédio. Ele dava (a medicação). E não tinha hora da noite. Ele atendia todas as pessoas, até na sua própria casa”, contou uma moradora.

    “Seu Jovino, grande ser humano, muito ajudou o povo de Garopaba, muitas vezes me deu injeção, ou remédios quando eu estava doente e sempre tão carinhoso e atencioso, que notícia triste, ele não merecia esse fim tão triste, que os culpados sejam encontrados e que paguem por esse crime tão bárbaro”, indignou-se outra.

    Partidos e entidades se manifestam

    Jovino foi filiado ao Progressistas (PP) por mais de 20 anos, mas deixou o partido em abril. Também pelas redes sociais, a sigla lamentou o ocorrido:

    "Hoje é um dia muito triste para nossa cidade, estamos estarrecidos com a notícia do falecimento do Sr. Jovino Piucco, pessoa de suma importância para nossa comunidade, farmacêutico que por vezes foi médico ajudando muitas pessoas, empresário, ex-vereador, pai de família, deixa esposa, filhos e netos, um homem honrado e que será sempre lembrado em Garopaba.

    O Progressistas Garopaba, presta solidariedade e condolências aos familiares e amigos do Sr. Jovino, por esta irreparável perda e rogamos para que Deus possa confortá-los nesse momento de grande dor, em que as palavras se apequenam e que buscamos amparo na Fé".

    Candidatos nas eleições municipais 2020, o deputado estadual Jessé Lopes (PSL), a Polícia Militar de Garopaba e partidos políticos também manifestaram pesar pela morte. A Câmara de Vereadores deve emitir uma nota oficial ainda na noite deste domingo.

    Velório

    O corpo de Jovino será velado na casa dele a partir da manhã desta segunda-feira (19). A cerimônia de cremação ocorre depois, também nesta segunda. Os horários não foram informados.

    O crime

    Conforme informações apuradas pela Polícia Militar no local, a dupla armada rendeu Jovino e a esposa por volta do meio-dia. O cofre do casal foi aberto e a suspeita é que a vítima tenha pego a arma que estava guardada dentro dele para se defender. Foi neste momento que os assaltantes dispararam contra o homem. Ele foi atingido por um tiro na cabeça. Quando o socorro chegou, o idoso já estava sem vida.

    Os bandidos pegaram certa quantia do cofre, ainda não informada, e fugiram. O imóvel fica no Centro do município, mas em um lugar em que não há câmeras de monitoramento, há muita vegetação e poucos vizinhos, o que dificulta o trabalho de busca. A Polícia Militar de Garopaba, Imbituba e Polícia Civil tentam localizar os suspeitos.

    Até o fechamento deste texto nenhum suspeito havia sido encontrado. A princípio, trata-se de um latrocínio (roubo seguido de morte). 

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas